No podcast Decoder, do The Verge, o apresentador conversou com Jim Farley (foto do topo), CEO da Ford Motor Company. Ele falou sobre como o namorado de sua filha arruinou o carro dele ao alterar uma configuração do veículo. Com essa anedota, ele quis justificar uma decisão polêmica da Ford, que gerou agitação entre os entusiastas de tuning.
Ford bloqueia unidade de controle do Mustang; CEO da Ford explica o motivo
No início de 2025, a Ford decidiu bloquear a ECU do Mustang (2024) para que os tuners não pudessem modificá-la tão facilmente. ECU significa "Electronic Control Unit" (Unidade de Controle Eletrônico) e é a unidade responsável por diversas funções do carro. Entre outras coisas, a ECU monitora e controla a gestão do motor, a entrada de ar e o tratamento de emissões.
Jim Farley explicou com uma anedota por que a unidade de controle foi bloqueada. O namorado de sua filha havia feito exatamente isso: mexeu na ECU e acabou arruinando um carro caro. Ele teria comprado um novo F-150 e alterado a ECU, gerando uma série de reparos caros:
"O mercado de acessórios é uma grande oportunidade, mas também um grande desafio para nós, porque muitas pessoas gostam de escrever softwares no módulo de controle que gerencia o trem de força para obter melhor desempenho. O que elas não sabem, e o que os usuários talvez não percebam, é que todos os problemas de confiabilidade e qualidade que podem surgir disso são muito caros."
"O namorado da minha filha é uma dessas pessoas. Ele comprou um F-150...Matérias relacionadas
Indo contra a onda na Europa, a França ainda não mede a emissão de partículas na inspeção veicular
Recém-lançada, a mais nova edição limitada do Suzuki Jimny já é cara demais para ser revendida
Depois de 30 anos, modelos "made in China" da Volkswagen deixarão de ser exclusivos da China
Esta garagem de carros antigos abandonados virou notícia: um zoológico de veículos antigos