Huawei planeja instalar 400 carregadores ultrarrápidos até 2026 no Brasil, com promessa de oferecer 200 km de autonomia em 5 min! Empresa também quer apoiar ônibus elétricos em SP
A Huawei Digital Power anunciou um plano ambicioso de expansão de sua infraestrutura de recarga para veículos elétricos no Brasil: até o fim de 2026, quer implantar 400 pontos de recarga ultrarrápida, ativados por 100 unidades de potência (conhecidas como "Power Units").
Esse movimento é motivado pela evolução da frota eletrificada no país. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a quantidade de veículos eletrificados em circulação já ultrapassou as 500 mil unidades, com alta de 10% nos emplacamentos no primeiro trimestre de 2025 - 39.924 novos veículos.
Por conta disso, a carência de pontos rápidos de recarga reforça a urgência de expandir a rede com soluções mais robustas.
A tecnologia da Huawei emprega o lema "um segundo por quilômetro" para transmitir a ideia de recarga: são necessários pouco mais de cinco minutos (ou 300 segundos) para adicionar até 200 km de autonomia ao veículo.
Esse desempenho é viabilizado por uma unidade de 720 kW que, além de poderosa, é modular, permitindo o atendimento simultâneo de até 12 veículos.
O sistema ainda incorpora refrigeração líquida e o recurso Load Balance - que ajusta a entrega de energia conforme a demanda - para garantir segurança e eficiência operacional.
O projeto já está em teste: há um programa piloto para recarga de ônibus elétricos em SP, que integra os pontos à estrutura de energia com baterias de grande porte (BESS), o que possibilita tanto o carregamento rápido quanto o armazenamento inteligente de energia.
Segundo Roberto Valer, diretor técnico da Huawei Digital Power, a iniciativa representa a transição da visão para a execução.
"Quando trouxemos essa tecnologia ao Brasil em 2024, apresentamos uma visão. Agora, em 2025, falamos de implementação e escala".
O foco da empresa não é só expandir em volume, mas estruturar um ecossistema energético sustentável, que abarque desde o carregamento ultrarrápido até soluções solares e armazenamento.
Ao apostar nessa infraestrutura, a Huawei assume um papel estratégico diante do vazio existente no setor: o Brasil ainda precisa avançar para apoiar efetivamente a mobilidade elétrica - seja para carros de passeio ou para veículos mais pesados, como ônibus - entre as regiões urbanas e rodovias.