Como se não bastasse o desafio do carro elétrico, a Europa está perdendo outro bonde: o dos carros autônomos

Em 2026, os primeiros robotáxis começarão a circular no Reino Unido e na Alemanha, mas a regulamentação rigorosa está atrasando a chegada dessa tecnologia

11 out 2025 - 09h12
(atualizado em 12/10/2025 às 15h18)
Foto: Xataka

Enquanto em algumas cidades dos EUA e da China já não é tão raro encontrar robotáxis sem motorista, a Europa continua presa em uma teia de regulamentações que freiam o desenvolvimento da condução autônoma. No entanto, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já soou o alerta, admitindo que "os carros autônomos já são uma realidade nos EUA e na China. O mesmo deveria valer aqui na Europa". E a estratégia na UE parece seguir a mesma linha da inteligência artificial: "Safety First" (segurança em primeiro lugar).

O problema de fundo

A Europa mantém capacidade tecnológica e grandes fabricantes, mas sua fragmentação regulatória a deixa fora de jogo. Cada país possui suas próprias normas para testar e homologar veículos autônomos, o que complica a implementação em larga escala. Enquanto isso, estados como Arizona e Califórnia nos EUA, e cidades como Pequim e Shenzhen na China, já testam robotáxis em suas ruas há anos, sem obstáculos burocráticos.

Publicidade

Na China, mais de 60% dos carros vendidos este ano incluem tecnologia de condução autônoma de nível 2, muitas vezes de série, até em modelos básicos. Empresas como WeRide, Pony AI e Apollo Go contam com o apoio do governo chinês e estão se expandindo de forma agressiva. Nos EUA, a Waymo, pertencente à Alphabet, já possui licença para testes em Nova York, enquanto a Tesla também realizou experimentos em Austin em junho passado, transportando passageiros em seus veículos. De fato, a empresa de Musk ofereceu ao bilionário um...

Veja mais

Matérias relacionadas

O McLaren W1 custa R$ 13 milhões e tem um detalhe curioso: não dá para ajustar o banco do motorista; e isso faz todo sentido

Publicidade

Reino Unido cria uma solução contra ladrões de cabos de cobre: GPS nos cabos

A Jaguar Land Rover continua em crise devido a um ataque cibernético; a escala do ataque é tão grande que o governo britânico teve que intervir

A eterna rival da Vespa ressuscitou, mas já não se chama Lambretta

Ela está de volta! A Kawasaki revive a moto trail que fez sucesso nos anos 90, agora com um preço inovador

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações