Toyota estuda importar motores para voltar a produzir carros no Brasil

Após grandes danos na fábrica de Porto Feliz (SP), Toyota pode retomar produção do Corolla e Corolla Cross com motores importados no Brasil

29 set 2025 - 08h34
Fábrica da Toyota em Sorocaba também passará a produzir o Corolla sedan (Imagem: Divulgação/Toyota)
Fábrica da Toyota em Sorocaba também passará a produzir o Corolla sedan (Imagem: Divulgação/Toyota)
Foto: Canaltech

A Toyota cogita importar motores ao Brasil para retomar a produção em breve. Ao que tudo indica, a montadora japonesa estuda um “plano B” enquanto recupera a sua fábrica de motores em Porto Feliz (SP), que foi destruída parcialmente após ser atingida por um temporal no último dia 22 de setembro. Sem a importação dos motores, a Toyota só retomaria a produção no Brasil em 2026.

A Toyota possui fábricas em Sorocaba (SP), onde é produzido o Corolla Cross, em Indaiatuba (SP), que fabrica o Corolla sedã, e em Porto Feliz (SP), que fabrica os motores 2.0 e 1.5 para os mercados brasileiro e para exportação. O novo Yaris Cross será produzido em Sorocaba e terá versões equipadas com um novo motor 1.5 híbrido flex.

Publicidade
Fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP)
Foto: Toyota/Divulgação

Toyota possui plano global para emergências

De acordo com informações do site Automotive Business, a Toyota possui um plano de contingência global para abastecer outros mercados em caso de graves emergências, como eventos climáticos ou terremotos. Elaborado após um forte tsunami atingir o Japão em 2011, ele prevê a importação de componentes em caso de problemas de produção local. 

Atualmente, as fábricas de motores dos EUA, Polônia, Tailândia e Japão seriam capazes de atender à demanda do mercado brasileiro e da América do Sul, já que a fábrica de Porto Feliz (SP) é a única da região que produz motores. Em nota oficial, a Toyota afirmou que estuda a importação de motores como uma das alternativas de fornecimento.

Fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP)
Foto: Toyota/Divulgação

Toyota estuda a importação de motores para o Brasil

“No que tange à Planta de Porto Feliz em si, o levantamento de danos prossegue com bastante cuidado, a fim de permitir o desenvolvimento dos respectivos planos de reparo, mantendo a segurança das pessoas como a maior prioridade.

Em uma primeira análise, a retomada da planta de motores deverá levar meses e, considerando essa situação, a empresa está buscando alternativas de fornecimento de motores junto a unidades da Toyota em outros países, com o objetivo de retomar a produção de veículos nas plantas de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP).”

Publicidade

De acordo com Manoel Neres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da região que inclui Porto Feliz, os funcionários ficarão até o fim de setembro com o desconto no banco de horas. Após este período, eles entrarão em férias coletivas e posteriormente em layoff. Os empregos e salários foram garantidos.  Ao todo, são cerca de 800 funcionários na fábrica de motores. 

Danos na fábrica adiaram lançamento do Yaris Cross

O lançamento oficial do Toyota Yaris Cross, que estava programado para outubro, foi adiado na última semana, ainda sem data para acontecer. O novo SUV híbrido flex será o carro de entrada da marca no país, e brigará com o Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta. A chegada do novo Yaris Cross deve acontecer apenas em meados de 2026.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações