Novo BMW Série 3 terá maior transformação em 50 anos; veja as projeções

Próximo de estrear, nova geração do sedã de luxo vai mudar radicalmente o visual por dentro e por fora, em fase revolucionária dos carros da BMW

9 out 2025 - 14h22

O BMW iX3 foi apresentado como o primeiro modelo de produção em série da Neue Klasse, aquela nova geração de veículos elétricos da marca, revelada há não muito tempo. Além da nova plataforma, a ideia é inovar em visual, tecnologia e eficiência, conferindo um novo capítulo na história da fabricante bávara. E essa repaginação, inclusive, vai chegar ao Série 3, que ganhará nova geração em 2026.

O sedã de nova geração terá sua maior transformação em 50 anos e, desse modo, chegará em duas versões distintas de propulsão. Tem o i3 (com a base totalmente elétrica da Neue Klasse) e o tradicional Série 3, com motor a combustão interna, feito sobre uma versão atualizada da plataforma CLAR.

Publicidade

Sobre dados técnicos, ainda não há detalhes, mas a BMW deve continuar com as configurações atuais a combustão. Assim, o portfólio teria tanto o 2.0 turbo de quatro cilindros quanto as configurações 3.0 turbo de seis cilindros em linha. Especula-se que o M3 deverá adotar um motor seis cilindros em linha, a gasolina, com certo grau de eletrificação, com potências superiores às atuais de 473 cv, 503 cv e 523 cv.

Na variante elétrica, opções de tração integral (dois motores) e tração traseira (um motor). No entanto, o apimentado M3, poderá apostar em potência superior a 700 cv, com quatro motores. Aliás, a BMW sugeriu que a configuração - já está em desenvolvimento - poderia ultrapassar os 1.300 cv.

Novo BMW Série 3
Novo BMW Série 3
Foto: BMW/Divulgação / Estadão

O novo sedã de entrada da BMW seguirá também a nova linguagem visual da marca, com linhas mais limpas e robustas, e elementos inspirados no iX3. A grade inteiriça em formato de duplo rim é típica dessa nova geração (como já confirmam os protótipos flagrados), assim como o para-brisa mais vertical e o formato de nariz de tubarão. Na parte de trás, lanternas finas, em posição horizontal. No geral, o capô ficará mais curto e o teto, menos inclinado, na comparação com a geração atual.

Interior

Por dentro, destaque para o novo sistema Panoramic iDrive, que substitui o painel de instrumentos tradicional por um amplo display digital que se estende por toda a largura do painel. Projeção de informações do quadro de instrumentos no para-brisa também estão entre as novidades. O head up display, inclusive, terá até animação. Como não poderia deixar de ser, o novato também contará com novas tecnologias e recursos avançados de assistência ao motorista. A previsão de chegada fica entre 2026 e 2027.

Publicidade

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se