Durante o mês de novembro, a Mercedes-Benz celebra os 125 anos da criação do primeiro automóvel moderno, o Mercedes 35 hp. Desenvolvido em 22 de novembro de 1900 pela Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG), em Cannstatt (Alemanha), o modelo marcou o início da era moderna na história da mobilidade.
Com design avançado, motor potente e soluções inéditas de segurança para a época, o Mercedes 35 hp estabeleceu as bases da engenharia automotiva e consolidou a marca alemã. De acordo com a Mercedes, o modelo inspirou o visual dos modelos atuais da marca, como o novo GLC e sua nova grade frontal do radiador.
Nascimento do primeiro Mercedes
O Mercedes 35 hp foi criado a pedido de Emil Jellinek, empresário, cliente e parceiro de negócios da DMG, que buscava um automóvel mais potente, seguro e confiável. Figura influente entre a elite europeia, Jellinek batizou o automóvel com o nome de sua filha, Mercédès, que logo se tornaria sinônimo de inovação, prestígio e elegância.
O projeto ficou sob responsabilidade do engenheiro-chefe Wilhelm Maybach, que rompeu com o conceito de “carruagem motorizada”. O novo veículo trazia baixo centro de gravidade, entre eixos longo e ampla bitola, características que garantiam estabilidade e dirigibilidade inéditas. A coluna de direção inclinada e a embreagem acionada por pedal introduziram avanços ergonômicos que definiriam o futuro da engenharia automotiva.
Inovação técnica que mudou tudo
No coração do 35 hp estava um motor 5.9 de quatro cilindros, desenvolvido por Josef Brauner, capaz de entregar 35 cavalos de potência a 950 rpm, que era um desempenho impressionante para a época. Para garantir a confiabilidade e o alto rendimento, Maybach desenvolveu o radiador em colmeia, que otimizava o resfriamento e permitia longos períodos de funcionamento sem perda de performance.
Mais do que uma inovação técnica, o radiador tornou-se um elemento de design. Desde 1926, a forma em colmeia passou a compor a identidade visual dos carros da Mercedes-Benz e segue viva em modelos atuais.
Vitórias que fizeram história
Após semanas de testes e ajustes, o primeiro Mercedes 35 hp foi entregue a Emil Jellinek em 22 de dezembro de 1900. Poucos meses depois, o automóvel estreou nas pistas durante a Semana de Corridas de Nice, realizada entre 25 e 29 de março de 1901, conquistando vitórias expressivas nas provas Nice–Salon–Nice, de 392 km, e Nice–La Turbie.
Legado que impulsiona o futuro
O sucesso do Mercedes 35 hp abriu caminho para novos modelos, como o Mercedes 12/16 hp e o Mercedes 8/11 hp, lançados em 1901, seguidos pela linha Mercedes-Simplex, em 1902, batizada assim por sua operação simples e intuitiva para os padrões da época. Ainda em 1900, a DMG adquiriu um terreno de 185.000 m2 em Untertürkheim, que hoje é a principal fábrica global da Mercedes.