A Fiat começou 2025 - e se mantém - à frente no ranking de marcas do mercado brasileiro. De janeiro para cá, já vendeu 384.628 unidades entre automóveis e comerciais leves e, assim, se isola no topo do pódio, com 21,2% de market share. A Volkswagen, como segunda colocada, teve 305.907 registros no período (diferença de quase 80 mil exemplares). A fabricante italiana também foi a mais vendida do mês de setembro, com mais de 47 mil comercializações.
Voltando ao ranking no acumulado do ano, o terceiro lugar ficou com a General Motors, que vendeu menos da metade da Fiat. Um ponto que surpreende, no entanto, é o empate técnico de Hyundai e Toyota. A diferença entre ambas foi de apenas 787 vendas.
Toyota vai cair
Porém, cabe pontuar que, a partir deste mês, a queda da Toyota é certa. Afinal, a marca está com a produção de carros comprometida por conta da tempestade que destruiu boa parte da fábrica de motores da empresa em Porto Feliz (SP), no dia 22 de setembro.
Uma vez paralisada a planta - que abastece as linhas de produção do Corolla e do Corolla Cross -, terá impacto direto nas vendas de carros da marca. Conforme você acompanhou no Jornal do Carro, o presidente a Toyota do Brasil, Evandro Maggio, afirmou que a retomada será gradual e que a fábrica voltará a fazer carros a combustão só em 2026. Com isso, há falta de produtos nas concessionárias. Na semana passada, o JC apurou que algumas lojas já suspenderam as vendas da linha Corolla, por exemplo. Em outras havia apenas modelos blindados.
No sexto e sétimo postos, Renault e Jeep repetiram as colocações de agosto, mas com vendas mais expressivas em setembro. Enquanto a francesa pulou de 81.401 unidades para 92.966, a norte-americana foi de 74.560 para 86.097.
A BYD continua como a única chinesa do top 10 e permanece acima da Honda - oitava e nona, respectivamente. Porém, agora, a vantagem é maior. Em agosto, a diferença entre ambas era de 1.596 carros, número que saltou para 3.628 no mês passado. Por fim, quem fecha o ranking é a Nissan, que soma 56.690 unidades emplacadas e 3,14% de participação de mercado. Dessa forma, superou marcas como Caoa Chery, Ford, Citroën e GWM, por exemplo.
De acordo com números da Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País, o mês de setembro teve alta de 7,88% nas vendas de automóveis e comerciais leves na comparação com agosto. Só no segmento de comerciais leves, a porcentagem é ainda mais expressiva: + 25,14% no mesmo período.
Veja as marcas mais vendidas no acumulado (janeiro a setembro) de 2025:
- Fiat: 384.628 unidades (21,28% market share)
- Volkswagen: 305.907 (16,92%)
- General Motors: 191.949 (10,62%)
- Hyundai: 138.815 (7,68%)
- Toyota: 138.028 (7,64%)
- Renault: 92.966 (5,14%)
- Jeep: 86.097 (4,76%)
- BYD: 77.198 (4,27%)
- Honda: 73.570 (4,07%)
- Nissan: 56.590 (3,14%)
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!