Tunland V7 e V9 miram em públicos diferentes. A Foton, hoje subsidiária direta da marca chinesa, lançou suas primeiras picapes médias a diesel importadas. Na realidade usa sistema semi-híbrido com motor elétrico de 48 V, apenas 12 cv e 5,1 kgf·m. Potência combinada, 175 cv; torque, 45,4 kgf·m; câmbio automático epicíclico ZF de oito marchas; tração 4×4 temporária com bloqueio de diferencial traseiro e controle de descida. Dimensões um pouco maiores do que a líder Hilux: comprimento, 5.617 mm; entre-eixos, 3.355 mm; largura, 2.090 mm; altura, 1.955 mm; tanque, 76 L.
Na terra, a Tunland mostrou boa tração e comportamento previsível em pisos irregulares
Cada versão tem foco distinto. A V7 aposta na robustez, suspensão traseira por eixo rígido com feixes de molas semielípticas, estilo inspirado em picapes de grande porte. Já a V9, mais voltada ao uso urbano e lazer, suspensão traseira independente multibraço, teto solar panorâmico e pacote completo de assistência ao motorista.
O interior, um destaque, traz quadro de instrumentos digital de 12,3 pol., central multimídia de 14,6 pol. com Apple CarPlay nativo (Android Auto exige o aplicativo Carbit), seis bolsas infláveis e câmeras 360°. Na versão V9, há bancos dianteiros ventilados com memória, teto solar panorâmico e pacote ADAS.
Primeiro contato em viagem entre São Paulo e Paranapiacaba. No asfalto, ambas se destacaram pela dirigibilidade precisa, conforto ao rodar e baixo índice de ruído. Contudo, em ultrapassagens e retomadas perde para concorrentes. Na terra, a Tunland mostrou boa tração e comportamento previsível em pisos irregulares. Ângulo de entrada de 28°, saída de 26° e vão central do solo de 249 mm permitem enfrentar trilhas leves e vencer obstáculos de estradas de terra sem maiores dificuldades.
A V9 absorve melhor as irregularidades e transmite rodagem mais macia. Já a V7 privilegia robustez para o trabalho, mas entrega uma experiência ligeiramente mais áspera no uso urbano e em longos trechos pavimentados. Preços: V9, R$ 309.900; V7, R$ 289.900.