A Ford confirmou que a Ranger PHEV, híbrida plug-in será lançada oficialmente no Brasil, e com uma configuração inédita: o modelo vendido no Brasil terá motor 2.3 turbo flex, exclusivo para o mercado brasileiro. Embora ainda sem data exata de estreia ou ficha técnica detalhada, a nova versão eletrificada da picape deverá chegar ao país em 2027, reforçando a estratégia da marca de ampliar sua linha de veículos híbridos e eletrificados.
A Ranger híbrida combina o conhecido motor 2.3 EcoBoost turbo, já utilizado em versões a gasolina da picape em outros mercados, com um motor elétrico e uma bateria recarregável. Na Europa, onde o modelo já foi apresentado, a bateria tem 11,8 kWh de capacidade, e o conjunto elétrico gera 75 kW de potência (equivalente a 102 cv). Juntos, os motores entregam torque combinado de cerca de 70 kgfm, superando até mesmo as versões V6 turbodiesel da linha.
A versão brasileira deve manter a mesma base mecânica, mas com a adaptação para funcionar também com etanol, o que deve elevar a potência para acima dos 278 cv declarados no modelo europeu movido apenas a gasolina. A autonomia no modo 100% elétrico é de 45 km na versão europeia, enquanto a capacidade de reboque, um dos pontos fortes da Ranger, permanece em 3.499 kg, igual às versões convencionais. Segundo a Ford, a Ranger híbrida será produzida na América do Sul, certamente na fábrica da marca na Argentina, junto das demais versões da picape.
Visualmente, a Ranger PHEV se distingue por rodas exclusivas de 18 polegadas, porta de recarga na lateral da caçamba e emblemas "PHEV" que identificam a motorização híbrida. O modelo também contará com o sistema Pro Power Onboard, com tomadas na caçamba para alimentar ferramentas, equipamentos e acessórios.
Com a chegada da Ranger híbrida plug-in, a Ford será a primeira montadora a oferecer uma picape média flex eletrificada no Brasil, combinando potência, eficiência e versatilidade em um mesmo produto. O lançamento reforça a liderança da marca no segmento e a prepara para enfrentar futuras concorrentes eletrificadas, como a BYD Shark e a esperada Volkswagen Amarok híbrida.
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