A Remedy Entertainment emitiu um alerta aos investidores para informar sobre a redução em sua previsão de lucro para o ano fiscal atual, atribuindo isso às baixas vendas do seu jogo de tiro cooperativo em primeira pessoa, FBC: Firebreak.
Apesar dos esforços da Remedy em melhorar o jogo após o lançamento, as vendas ainda não alcançaram as metas internas da empresa.
Como resultado disso, a desenvolvedora reduziu sua previsão de lucro e alertou os investidores de que sofrerá um prejuízo de 14,9 milhões de euros, o que representa a maior parte dos custos de desenvolvimento e distribuição do jogo.
Anteriormente, a Remedy acreditava que teria aumento na receita e no lucro operacional, mas agora espera que o lucro operacional seja negativo.
“A Remedy está reconhecendo uma perda não monetária nos custos de desenvolvimento capitalizados e nos direitos de publicação e distribuição adquiridos e alocados relacionados ao FBC: Firebreak”, disse Tero Virtala, CEO da Remedy Entertainment (via VGC). “Enquanto equilibramos os investimentos futuros no título, continuamos desenvolvendo e aprimorando o jogo de acordo com nossa previsão de vendas de longo prazo atualizada.”
Embora FBC: Firebreak tenha ultrapassado a marca de 1 milhão de jogadores nos seus primeiros 10 dias, isso não resultou em sucesso financeiro, já que a maioria dos usuários estava jogando via Game Pass e PlayStation Plus, onde o game havia sido disponibilizado sem custo adicional.
No Steam, o jogo registrou quase 2.000 jogadores simultâneos no lançamento, com este número tendo caído para menos de 100 por dia desde então, simbolizando seu fracasso.