AbleGamers Brasil anuncia controle universal acessível UMAGIC

Voltado para pessoas com deficiência física, ele será demonstrado pela primeira vez durante a gamescom latam

24 jun 2024 - 14h17
UMAGIC promete ajudar portadores de deficiência física a jogar videogame
UMAGIC promete ajudar portadores de deficiência física a jogar videogame
Foto: Divulgação / AbleGamers Brasil

A AbleGamers Brasil, em parceria com a Bolha, estúdio de tecnologia criativa, revelou o UMAGIC (Universal Modular Adaptive Gaming Interface Controller), um controle de videogame universal inédito criado para ajudar as pessoas com deficiência física a poderem jogar. O UMAGIC será demonstrado para o público e testado pela primeira vez no mundo durante a gamescom latam 2024, que ocorre de 26 a 30 de junho no São Paulo Expo.

"Na Bolha, acreditamos que a verdadeiras inovações precisam ser inclusivas de alguma forma. O UMAGIC representa essa visão, proporcionando uma experiência de jogo adaptável e acessível para todos, independentemente da plataforma. Combinando tecnologia de ponta e design intuitivo, o UMAGIC não só redefine o conceito de acessibilidade nos videogames, mas também democratiza o acesso ao entretenimento digital para jogadores com diferentes necessidades”, comentou Nagib Nassif Filho, CEO da Bolha.

Publicidade

“O UMAGIC é uma criação revolucionária, que expande as barreiras da acessibilidade em videogames, criando uma experiência realmente inclusiva para pessoas com deficiência em eventos de games e além”, afirmou Christian Rivolta Bernauer, diretor presidente da AbleGamers Brasil. “Essa tecnologia desenvolvida no Brasil não seria possível sem a criatividade e know-how da Bolha e apoio da gamescom latam”.

O UMAGIC conta com almofadas na parte de baixo com velcro e opções de altura e inclinação, permitindo que seja ajustado para a mobilidade favorável do jogador. A base do controle é metálica com botões e alavancas adaptadas e com ímãs para serem fixados e ajustados na melhor posição possível para o jogador. Além disso, há várias opções de tipos de botões e todos são ativados com baixa pressão, reduzindo a fadiga do usuário. 

A conexão do controle é realizada por meio de cabos avulsos, visando facilitar a troca, configuração e ajuste de cada botão. Para utilizar o UMAGIC na plataforma desejada, o jogador pode usar o botão touch no topo do controle para selecionar uma das opções. O controle já é compatível com PC, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X|S. O próximo passo será incluir compatibilidade com dispositivos móveis Android e iOS.

Fonte: Game On
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações