Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Jogos para fugir do peso da existência

Às vezes a gente só quer se distrair com algo mais simples — ou até mesmo bobo. De difícil já basta a realidade miserável e esmagadora.

18 mai 2022 15h45
Compartilhar
Foto: GameON

Os videogames se tornaram, além de um hobbie, uma maneira de tentar escapar da rotina massante. Até mesmo com a pandemia e o lockdown, essa relação com os jogos eletrônicos se estreitou ainda mais. Mas nem sempre queremos um massacre com mortes, sangue e lutas o tempo todo, às vezes tudo o que precisamos é sentar no sofá e relaxar curtindo um bom joguinho tranquilo. E hoje vamos listar alguns jogos que você precisa conhecer para se distrair de forma mais amena. Confira!

A Short Hike

Foto: GameON

Um dos jogos que mais se destacaram em 2020 é A Short Hike. Nele você controla uma passarinha chamada Claire, enquanto tenta subir uma montanha. O jogo possui um sistema de progresso bastante satisfatório, baseado no objetivo de encontrar penas de ouro que ajudam Claire a voar mais alto. No caminho você encontra um elenco bem diferente de personagens, desde alpinistas infelizes tentando subir a montanha até negociadores de penas. O final do jogo definitivamente vale a pena o investimento.

Publicidade

Você pode encontrar o jogo A Short Hike para compra na Epic Games Store.

Wattam

Foto: GameON

Wattam é um jogo sobre amizade com os mais diversos personagens: desde telefones de mesa a cocôs, números, árvores e balões. Todos eles são bem coloridos e podem andar de mãos dadas enquanto cantam e dançam em círculo. Falando tecnicamente, é uma espécie de sandbox de física, onde você controla uma série de personagens e objetos com interações bobas e outras mais concisas.

A maior parte da diversão está nessas combinações: deixar uma boca com pernas comer um morango e transformá-lo em cocô, ou encontrar ovos de salmão para agradar um pedaço de sushi abandonado. Aqui a intenção é deixar que você se divirta enquanto brinca com todas as combinações e possibilidades do jogo.

Você pode encontrar o jogo Wattan para compra na Epic Games Store.

Publicidade

Flower

Foto: GameON

Anteriormente disponível apenas para PlayStation 3 e posteriormente para PC, Flower é um jogo bem relaxante. Nele você controla o vento soprando pétalas e criando lindas formas que podem ser giratórias, restaurando a natureza e a cor a um mundo morto conforme você progride durante o jogo. Assistir o cenário se colorir e voltar a ter vida é imensamente satisfatório, assim como o som da brisa soprando pela grama balançando. Além de se distrair jogando, você ainda consegue relaxar curtindo uma paisagem cheia de flores e cores.

Você pode encontrar o jogo Flower para compra na Steam.

Euro Truck Simulator 2

Foto: GameON

Dirigir nem sempre é uma tarefa considerada lazer para muitas pessoas, mas é possível que o jogo Euro Truck Simulator 2 traga certo alívio para suas sessões de jogatina. Aqui você assume o comando de um caminhão de carga e deverá cumprir missões de transporte, como enviar cargas de um ponto a outro, por exemplo.

Os locais são países da Europa e o desafio é justamente chegar no local de destino no tempo estabelecido: mas isso não é tão desafiador quanto parece. Ao mexer nas dificuldades do jogo, é possível fazer com que a questão “tempo” não seja algo que te tire do sério. Afinal estamos aqui para sugerir jogos para relaxar, não é mesmo? Então aproveite a estrada!

Publicidade

Você pode encontrar o jogo Euro Truck Simulator 2 para compra na Steam.

ABZÛ

Foto: GameON

Flores, carros… agora é a vez da água. Em ABZÛ você mergulha através de uma série de mundos subaquáticos coloridos e psicodélicos, acompanhado por uma trilha sonora composta por Austin Wintory. Os controles de natação são bem fluidos e intuitivos, a música alta e o ritmo suave acabam tornando este um ótimo jogo para a exploração do cenário.

Existe até um modo de meditação dedicado pelo qual permite que você se sente e mergulhe no mundo aquático ao seu redor, incluindo uma enorme variedade de vida marinha exótica. A relação da água com o relaxamento é bastante estreita, então possivelmente você se sentirá bem à vontade enquanto joga este título.

Você pode encontrar o jogo ABZÛ para compra na Steam.

Publicidade

ISLANDS: Non-Places

Foto: GameON

Jogos tranquilos vêm geralmente acobertados de bastante conceito, às vezes para fugir do estereótipo dos jogos mais comuns ou até mesmo porque já faz parte do próprio conceito de jogo calmo, e em ISLANDS: Non-Places a coisa é bem por aí. Objetos e cenários comuns no dia-a-dia aparecem diante de você em diversas formas minimalistas e elegantes, mas lentamente se transformam em paisagens de sonhos diferentes e imprevisíveis. O artista por trás de Islands é Carl Burton, cujo trabalho fora dos jogos inclui as lindas vinhetas animadas. Vamos dar a oportunidade para um pouco de viagem fora da caixa?

Você pode encontrar o jogo ISLANDS: Non-Places para compra na Steam.

Take On Mars

Foto: GameON

A viagem de humanos para Marte é um sonho que será possivelmente alcançado em menos de uma década, mas pra que esperar tudo isso se você pode simplesmente comprar Take On Mars e explorar tudo por conta própria? E o melhor de tudo: sem esperas políticas, de negócios ou empresas alheias.

Aqui você decide se vai sozinho ou com sua tripulação para desbravar o que há no Planeta Vermelho, conferindo os infinitos recursos que lá podem conter. Veículos exploradores, viagens à Lua e à Estação Espacial Internacional também estão inclusas! Diversão e tranquilidade também podem ser alcançadas sem estar – necessariamente – na Terra.

Publicidade

Você pode encontrar o jogo Take On Mars para compra na Steam.

Stardew Valley

Foto: GameON

Stardew Valley é um jogo indie de RPG e simulação cujo objetivo é criar e cuidar da própria fazenda em uma cidade pacata – se você conhece Harvest Moon e jogos similares a este, você entenderá sem problemas como funciona Stardew Valley. É um jogo relaxante, com muitas atividades diferentes para fazer e é altamente viciante – e pode ser jogado com até 4 pessoas, em multijogador local ou online. Cuidar de uma fazendinha não é tão estressante quanto parece, então se prepare para plantar e colher alguns legumes enquanto cuida dos animais, como vacas e ovelhas.

Você pode encontrar o jogo Stardew Valley para compra na Steam.

Proteus

Foto: GameON

Proteus nada mais é do que um jogo de exploração surrealista que combina som e visual de uma forma realmente cativante e recheada de criatividade. Enquanto você passeia por uma ilha gerada de forma gradual, construída a partir de formas simples e abstratas, a música em tom bem sonhador reage às suas ações.

Publicidade

De repente as estações apresentadas durante o jogo começam a mudar, transformando subitamente a paisagem ao seu redor, mas não se assuste! O jogo realmente tem essa pegada na mudança do clima e do cenário para tentar te oferecer uma experiência ainda mais imersiva. Leva apenas uma hora para terminar, mas o design do mundo se apresenta de uma forma diferente sempre que você inicia uma nova campanha.

Você pode encontrar o jogo Proteus para compra na Steam.

Unpacking

Foto: GameON

Arrumar a casa pode ser algo que tira muita gente do sério, mas geralmente pra quem tem uma rotina mais agitada, em trabalho fora de casa, por exemplo, acaba enxergando as tarefas domésticas como uma terapia – e é mais ou menos essa a proposta de Unpacking. No jogo você acabou de se mudar e agora precisa desempacotar e guardar todas as coisas que vieram na mudança.

Isso em cada cômodo da casa. Então no quarto você tem que tirar todas as coisas da caixa e guardá-las, na sala também, bem como na cozinha, banheiro e assim por diante. Organização é a palavra, e quanto mais você coloca as coisas no lugar, mais satisfatório se torna o jogo.

Publicidade

Você pode encontrar o jogo Unpacking para compra na Steam.

Cozy Grove

Foto: GameON

Cozy Grove é um jogo onde os jogadores controlam escoteiros espectrais, pessoas que vêm à ilha de Cozy Grove para ajudar espíritos perdidos a ficarem em paz novamente. Mas calma, isso não tem nada a ver com aqueles fantasmas e aparições em filmes de terror, na verdade os amiguinhos fantasmagóricos por aqui são bem legais e gentis.

O estilo visual e tom de Cozy Grove reforça que o caso não é esse. Seguindo uma ideia similar à franquia Animal Crossing, o jogo é estruturado para que os jogadores se mantenham investidos todos os dias, mas cada dia só vai pedir alguns minutos de seu tempo, ou seja, além de não precisar investir tanto assim no jogo, você ainda poderá relaxar enquanto joga.

Você pode encontrar o jogo Cozy Grove para compra na Steam.

Publicidade

TOEM

Foto: GameON

Muitas atividades consideradas relaxantes já passaram pela nossa lista, e pra finalizar, vamos conferir um pouco do que o jogo TOEM oferece. TOEM é um jogo de fotografias com estilo cartunesco e em preto e branco – tudo desenhado à mão. Você está no comando de um carismático sapinho que está descobrindo tudo o que aquele local misterioso oferece, tendo em mãos uma câmera para realizar todos os registros. Além de fotografar as paisagens, você ainda pode resolver diversos quebra-cabeças com as fotos feitas. Isso tudo misturado à trilha sonora são um prato cheio para descansar enquanto aproveita um bom jogo.

Você pode encontrar o jogo TOEM para compra na Steam.

E você, o que achou das nossas sugestões? Vai jogar algum desses títulos? Conta pra gente nos comentários!

Fonte: Game On
Fique por dentro das principais notícias de Games
Ativar notificações