Evento coloca Ouro Preto como polo de produção de games em Minas

Valin Week acontecerá no próximo fim de semana na cidade histórica e contará com palestras e painéis sobre a indústria de jogos

17 ago 2022 - 15h49
Ouro preto receberá evento de games
Ouro preto receberá evento de games
Foto: Ane Souz / Divulgação

Primeira cidade brasileira a receber o selo de Patrimônio Mundial da Unesco, Ouro Preto projeta se colocar como polo de produção de games em Minas Gerais com o evento Valin Week. O festival contará com palestras e painéis que irão debater diversos tópicos sobre a indústria de games. O Valin Week Games acontecerá entre os dias 18 e 20 de agosto, em diversos pontos de Ouro Preto e toda a programação é gratuita.

De olho nos potenciais econômicos ainda pouco explorados da antiga Vila Rica, em 2021, os integrantes da comunidade entregaram a primeira versão do seu evento, então com a temática food tech e no formato on-line. Agora, de maneira presencial, o Valin Week foca em temas relacionados à produção de games, de olho em um mercado ainda pouco explorado no estado, porém, com grande potencial de crescimento em Ouro Preto.

Publicidade

“Nós percebemos que quando tentamos atrair o público mais jovem para os nossos eventos ligados às startups, a galera não costuma se ver naquele universo e, muitas das vezes, nem sabe ao certo o que é uma startup”, comenta Kelson Douglas, co-fundador da comunidade.

Segundo levantamento feito pela comunidade, hoje, em Ouro Preto, existem cerca de 350 crianças e adolescentes, de 8 a 16 anos, que estudam algo relacionado à game design ou programação. Um grupo significativo, que, além de produzir os primeiros jogos independentes da região, conseguiu chamar a atenção dos empresários ligados ao segmento de tecnologia da cidade — o terceiro maior segmento econômico do PIB ouropretano.

Para aquecer ainda mais o cenário, o Valin Week Games traz, em 2022, palestras, painéis e também oficinas gratuitas de programação e game design para alunos da rede pública. Para finalizar, o evento fechará a edição com shows abertos, com a presença de bandas como Far From Alaska, Remobília, Abreu Project e Canto de Jotun.

Fonte: Game On
Curte games e e-sports? Acompanhe todas as novidades no Game On!
Ativar notificações