Sessões de games podem fortalecer o laço entre o casal

Especialista em relacionamentos, Ítalo Ventura indica partidas tanto para o primeiro encontro quanto para casais convictos

6 jul 2022 - 17h23

Os games estão na lista de programas indicados para o fortalecimento entre casais. Para o especialista em relacionamentos e desenvolvimento pessoal Ítalo Ventura, momentos descontraídos em posse do joystick podem ser mais estimulantes para a dupla do que horas e horas maratonando séries.

Games podem trazer benefícios ao relacionamento (Foto: Divulgação)
Games podem trazer benefícios ao relacionamento (Foto: Divulgação)
Foto: Lance!

"Durante a série o casal fica passivo, apenas recebendo informações. Já durante partidas de videogame, o casal participa ativamente, sendo em dupla ou um contra o outro. Jogando, o casal deixa de ser um simples receptor e passa a ser parte fundamental da informação", explica Ventura.

Publicidade

"E tem mais: estudos mostram que cérebro não diferencia o real do imaginado, então, jogando juntos, parece que vocês viveram aquele momento no mundo real. Isso une, mexe com os sentimentos, com os níveis hormonais. Por isso, eu superindico que os casais que gostam de games passem mais tempo jogando juntos", complementa.

Ítalo Ventura também cita um estudo divulgado em 2018 pela Universidade de Baylor, nos EUA, que mostra que algumas atividades recreativas feitas em casal, como pinturas e jogos de tabuleiros, libera a ocitocina, conhecido coma como o hormônio do amor, do prazer, do bem-estar e da união social.

"São vários estímulos: dispara ocitocina, dopamina, adrenalina e até cortisol. Essa montanha-russa de emoções cria um vínculo muito forte no casal. A ocitocina talvez seja a principal, porque cria a sensação de bem-estar. Enfim, games são recomendados para desde o primeiro encontro até aqueles que possuem anos de casados", destaca.

Fique por dentro das principais notícias de Games
Ativar notificações