Vasco garante o acesso à elite do futebol brasileiro ganhando somente os jogos em casa? L! calcula

Se vencer todos os jogos em São Januário, Cruz-Maltino pode alcançar a marca de 60 pontos; restam 13 rodadas para o término da Série B do Campeonato Brasileiro

19 ago 2022 - 07h18
(atualizado às 07h18)

Com o revés para o CSA, o Vasco deixou latente a inconsistência da equipe atuando fora de casa e ligou o sinal de alerta. Por outro lado, o Cruz-Maltino tem São Januário como seu maior trunfo e está invicto como mandante. Mas afinal, dá para o Gigante garantir o acesso à elite do futebol brasileiro vencendo apenas todos os jogos na Colina Histórica? O LANCE! faz as contas e detalha.

Vasco é o quarto colocado da Série B do Campeonato Brasileiro (Daniel RAMALHO/CRVG)
Vasco é o quarto colocado da Série B do Campeonato Brasileiro (Daniel RAMALHO/CRVG)
Foto: Lance!

Nas últimas cinco rodadas como visitante, o Vasco venceu somente o Criciúma. De lá para cá, a equipe acumulou quatro derrotas seguidas, sendo que três delas contra times que estão na parte debaixo da tabela. Vale destacar que dentro desses resultados um deles foi contra o Vila Nova, o lanterna da competição.

Publicidade

Das 13 rodadas para o término da competição, no total faltam sete jogos como visitante. Ou seja, 21 pontos estão em disputa. Já como mandante restam apenas seis partidas e 18 pontos são possíveis de ser conquistados.

A pontuação necessária para assegurar o acesso ao Brasileirão ainda é incerta. Contudo, a tendência é que a nota de corte seja inferior em comparação aos últimos anos.

Notas de corte da Série B dos últimos cinco anos:

2021 - Avaí (64 pontos)

Publicidade

2020 - Cuiabá (61 pontos)

2019 - Atlético-GO (62 pontos)

2018 - Goiás (60 pontos)

2017 - Paraná (64 pontos)

Se fizer o dever de casa em São Januário, o Vasco pode chegar a 60 pontos. A pontuação é a mesma que o Goiás alcançou em 2018. Portanto, pode ser que o Vasco suba para a Série A vencendo todos os jogos como mandante. Mas a disputa será acirrada e dependerá de tropeços dos adversários fora do G4 da competição.

Cabe ressaltar que em todos os anos que o Cruz-Maltino retornou à elite do futebol brasileiro, o time venceu ao menos cinco confrontos como visitante.

Confira o levantamento:

Publicidade

2016 - 7 vitórias (21 pontos)

2014 - 5 vitórias (15 pontos)

2009 - 9 vitórias (27 pontos)

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se