ITF retira pontos de Wimbledon no juvenil e Tênis em Cadeira de Rodas

Federação internacional segue passos da ATP e pune mais tradicional torneio de tênis do mundo

20 mai 2022 - 16h09

Poucos minutos após a oficialização da posição da ATP em retirar os pontos que seriam somados em Wimbledon nesta edição em razão do banimento de tenistas da Rússia e Belarus do torneio, a ITF também decidiu retirar pontos.

Divulgação/AELTC
Divulgação/AELTC
Foto: Lance!

Em um comunicado enviado à imprensa, a Federação Internacional de Tênis (ITF) informou a decisão de não somar pontos para as disputas das chaves Juvenil e de Tênis em Cadeira de Rodas no torneio londrino.

Publicidade

"Os organizadores de torneios não estão autorizados a impor unilateralmente critérios de entrada inconsistentes com os critérios de entrada publicados pela ITF. Portanto, de acordo com seus protocolos, a ITF tem o direito de retirar pontos de classificação. A ITF determinou que os critérios de entrada de Wimbledon que proíbem russos e bielorrussos comprometem a integridade de sua competição internacional, em particular seu sistema de classificação, pois há falta de oportunidades equivalentes alternativas para os jogadores competirem por pontos de classificação e prêmios em dinheiro", afirma o comunicado.

Ainda de acordo com a ITF, a decisão foi tomada para "proteger o princípio da entrada aberta à competição internacional com base no mérito".

A Federação internacional ainda pontua que a decisão de All England Club (AELTC) e da federação britânica (LTA) foi tomada em razão da decisão do Reino Unido de não autorizar a entrada de cidadãos russos ou bielorrussos no país e afirma: "creditamos firmemente que não são os políticos que decidem quem pode participar de nossas competições e, como o órgão global que rege o tênis nos 210 países onde uma federação ou associação nacional de tênis está presente, a ITF deve manter sua liderança internacional".

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se