São Paulo joga para livrar risco de rebaixamento e poder sonhar até com vaga na Libertadores na rodada final

Tricolor recebe o Juventude nesta segunda-feira, no Morumbi, por vitória que garantirá sua permanência na elite e manterá chance de entrar na fase preliminar do torneio continental

6 dez 2021 - 08h03

O São Paulo entrará em campo nesta segunda-feira, às 19h, contra o Juventude, no Morumbi, com a missão de conquistar uma vitória que lhe proporcionará dois fatos a serem comemorados. O primeiro deles é que um triunfo garantirá a permanência do clube na elite nacional para 2022. E, se bater o time gaúcho, o Tricolor ainda manterá suas chances de poder conquistar uma vaga na fase preliminar da Copa Libertadores na rodada final do Campeonato Brasileiro.

Rogério Ceni e Luciano no treino de domingo: volta do jogador ainda é incerta (Foto: Felipe Espindola/saopaulofc.net)
Rogério Ceni e Luciano no treino de domingo: volta do jogador ainda é incerta (Foto: Felipe Espindola/saopaulofc.net)
Foto: Lance!

O time são-paulino ocupa hoje o 14º lugar do torneio nacional, com 45 pontos, apenas dois à frente do Cuiabá, que encabeça a zona de rebaixamento, na 17ª colocação, e enfrentará o Fortaleza em outro jogo desta penúltima jornada da competição, às 20h desta segunda, na Arena Pantanal. Com os mesmos 43 pontos do clube do Mato Grosso, o Juventude é o 16º da tabela e tem a chance de ultrapassar a equipe de Rogério Ceni neste confronto direto contra a degola.

Publicidade

O Bahia, que superou o Fluminense por 2 a 0 na abertura desta 37ª rodada, também está com 43 pontos e figura na 15ª colocação. Assim, o São Paulo sabe que precisa vencer nesta segunda-feira para não enfrentar o América-MG na próxima quinta, às 21h30, no estádio Independência, em Belo Horizonte, ainda sob risco de ser rebaixado. O clube nunca caiu para a Série B em sua história.

Vindo de uma derrota por 3 a 0 para o Grêmio, que no domingo ficou mais perto de ir para a segunda divisão ao empatar por 1 a 1 com o Corinthians, o Tricolor também dará nesta segunda-feira o seu adeus aos torcedores em um jogo neste ano no Morumbi. Atuando em sua casa desde a volta do público ao estádio após longo período de portões fechados por causa da pandemia da Covid-19, o time acumula três vitórias, três empates e uma derrota. E o Juventude só venceu por duas vezes como visitante até aqui neste Brasileirão.

Em meio a este panorama, o São Paulo quer fazer valer o fator campo também para poder sonhar com uma vaga no estágio preliminar da Libertadores, que hoje abrange a área entre a sétima e a oitava colocação, atualmente ocupadas respectivamente por Fluminense, com 51 pontos, e América-MG, com 49.

Sem nenhum jogador suspenso, o São Paulo também poderá contar com novidades no banco de reservas, já que os atacantes Luciano (recuperado de uma cirurgia no punho) e Pablo (que superou uma entorse no tornozelo) treinaram sem restrições no último domingo. O clube não divulga lista de jogadores relacionados para os jogos e a liberação dos dois pelo departamento médico são-paulino ainda é incerta, mas existe a chance de os atletas figurarem entre os suplentes que serão levados pelo técnico Rogério Ceni para o duelo.

Publicidade

16º MELHOR MANDANTE PRESSIONADO A VENCER

Será o 19º e último jogo do São Paulo em casa neste Brasileirão. E o time tem apenas a 16º melhor campanha como mandante da competição, com 27 pontos somados após seis vitórias, nove empates e 3 derrotas em 18 partidas no Morumbi, um aproveitamento de 50%. Atuando em seus domínios, a equipe até aqui só conseguiu ser melhor do que Atlético-GO, Cuiabá, Sport e Chapecoense, respectivos 17º, 18º, 19º e 20º colocados neste ranking paralelo.

Até a noite do último domingo, o clube ainda não havia divulgado parciais com números de ingressos já vendidos para o confronto desta segunda-feira, mas publicou uma mensagem em suas redes sociais para convocar o torcedor a lotar o estádio neste momento complicado vivido pelo time no Brasileirão.

- Amanhã (neste domingo) teremos o último jogo do Tricolor no Morumbi nesta temporada. E nós contamos com você! Apoie o Tricolor. Garanta seu ingresso - afirmou o São Paulo em uma postagem no seu Facebook, na qual inseriu link de entrada na plataforma de vendas, que fica no site www.totalacesso.com.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações