Números de Miranda na defesa do São Paulo chamam atenção após a lesão de Arboleda

Com a cirurgia do equatoriano - que costumava ser um dos titulares absolutos na zaga tricolor - as estatísticas de Miranda apresentam bons resultados

6 ago 2022 - 06h14

No último jogo do São Paulo, contra o Ceará, pela Copa Sul-Americana, Miranda foi criticado por parte da torcida após um erro defensivo que quase originou um gol adversário. Por sorte, no momento, Felipe Alves conseguiu realizar a defesa com maestria e salvou o Tricolor.

Miranda apresentou bons números nos últimos jogos, mas ainda não fala de renovar (Foto: Divulgação/São Paulo)
Miranda apresentou bons números nos últimos jogos, mas ainda não fala de renovar (Foto: Divulgação/São Paulo)
Foto: Lance!

> Como está o São Paulo na abertura da janela de transferências? O vaivém do mercado no Tricolor

Porém, mesmo com a falha mais recente, o veterano tem apresentado boas estatísticas desde quando assumiu o posto de Arboleda na titularidade da zaga.

Publicidade

O equatoriano está afastado até o final da temporada. Mesmo com uma certa evolução em seu tratamento, Arboleda não deve se recuperar até o final do ano da cirurgia que teve que se submeter no tornozelo esquerdo, após uma fratura e uma ruptura de ligamentos - que sofreu contra o Palmeiras, pelas oitavas da Copa do Brasil, em junho.

Com o afastamento do atleta, que até então era titular absoluto de Rogério Ceni na linha defensiva, Miranda ocupou seu espaço. E ao que tem apresentado, recuperou um ritmo de jogo que não mostrou no começo da temporada.

Dos dez primeiros jogos do São Paulo neste ano, ainda no Campeonato Paulista, o veterano havia atuado em somente quatro. Após um erro contra o Red Bull Bragantino, suas chances na equipe haviam diminuído mais ainda.

Em fevereiro, em um jogo contra a equipe de Bragança, uma falha de Miranda originou um dos gols na derrota do Tricolor por 4 a 3.

Publicidade

Mesmo que tenha gradualmente ganhado mais minutos em campo, durante a zona mista após o jogo com o América-MG, em junho, pelo Brasileiro, o veterano falou sobre este momento em específico e demonstrou até mesmo uma certa insatisfação pelos jogos no banco de reservas.

- Eu tive um jogo só infeliz e paguei um preço muito alto. Procuro trabalhar em silêncio, no dia a dia ganhar minha posição. Felizmente, estou conseguindo demonstrar dentro de campo as minhas qualidades - disse Miranda na ocasião.

Porém, sem Arboleda, o camisa 22 voltou a se firmar no Tricolor - clube onde já é visto como um dos atletas mais marcantes. De acordo com dados divulgados pelo perfil 'SPFC Estatísticas', desde quando o zagueiro voltou a assumir sua titularidade, realizou 100 ações defensivas em nove jogos.

Isto é, uma média de 11 ações por jogo - um número de destaque. Pela Copa do Brasil, somente contra o Ceará, foram 13.

Além disso, são necessários 374 minutos para ele sofrer um drible. Outras estatísticas também apontam um bom momento do veterano.

Publicidade

Conforme levantamentos feitos pelo 'FootStats', Miranda tem a segunda maior média de rebatidas do elenco no Campeonato Brasileiro - sete por jogo. Este número está abaixo somente de um jogador, justamente Arboleda.

Com poucas opções para a posição, Miranda virou peça fundamental. Sem o equatoriano, Rogério Ceni conta somente com Diego Costa e Léo como os mais experientes para a zaga tricolor. Há também Luizão e Beraldo, porém ambos subiram recentemente para a equipe profissional.

Assim, Miranda retornou como uma salvação. Um dos jogadores mais velhos do elenco atual, além da experiência em campo e sua relação com o São Paulo, tem um espírito de liderança de grande auxílio para os atletas mais novos. De todos disponíveis para a zaga, é o único que não veio de Cotia.

Entretanto, mesmo com estes fatores, conversas a respeito de uma futura renovação são evitadas e 'postas para debaixo do tapete'. Com 37 anos, todas as vezes mais recentes que Miranda foi indagado sobre aposentadoria ou renovação de vínculo, nada foi respondido de forma mais concreta.

Publicidade

O defensor foi uma figura importante para o clube por muitos anos. Tricampeão brasileiro em 2006, 2007 e 2008, atuou ao lado de Rogério Ceni e de outros grandes nomes que marcaram a história do clube do Morumbi. Dez anos depois, em 2021, retornou.

O seu contrato vai até o final deste ano. Mas o zagueiro desconversou todos os assuntos que diziam algo sobre. De acordo com suas palavras, 'o São Paulo tem outras prioridades no momento'.

- Para mim não chegou nada, não conversei com o São Paulo. Para mim, o São Paulo tem outras prioridades. O Julio sabe, a diretoria confia muito no meu trabalho. Acho que tem muitas outras prioridades pela frente, eu não tenho pressa para isso, a diretoria não tem pressa para isso, então vamos deixando e seguir como estar - disse após a vitória contra o América-MG, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Com o desempenho que está apresentando, o atleta deve seguir sendo uma das principais opções de Ceni neste mês decisivo que o Tricolor irá enfrentar.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações