Chegada de dupla no São Paulo acirra disputa por vagas entre estrangeiros e indica saídas

Tricolor tem seis jogadores gringos disponíveis para apenas cinco vagas

3 ago 2022 - 08h32
(atualizado às 11h28)

Perto de anunciar oficialmente as contratações por empréstimo do atacante Nahuel Bustos e do zagueiro Nahuel Ferraresi, o São Paulo conviverá com outro problema para o Campeonato Brasileiro: o limite de estrangeiros por equipe nas competições brasileiras.

Ceni conversa com Colorado em treino: colombiano deve deixar Tricolor em 2023 (Foto: Divulgação/São Paulo)
Ceni conversa com Colorado em treino: colombiano deve deixar Tricolor em 2023 (Foto: Divulgação/São Paulo)
Foto: Lance!

GALERIA

Publicidade

Os dois gringos do Grupo City, um argentino e um venezuelano, se juntam aos cinco estrangeiros que já integram o plantel tricolor na atual temporada.

E a disputa só não fica maior por alguns fatores. O principal deles é a contusão do zagueiro Arboleda. O equatoriano passou cirurgia no tornozelo e só deve voltar aos gramados no ano que vem. Uma vaga a mais para os gringos.

Da lista, dois são titulares absolutos do técnico Rogério Ceni: o uruguaio Gabriel Neves e o argentino Calleri. Conterrâneo do artilheiro, Galoppo chegou como a contratação mais cara da história do clube, cercado de expectativas e deve figurar nos 11 iniciais em breve.

A situação mais crítica é a de Colorado. O volante colombiano chegou sob indicação de Ceni no início o ano vindo de empréstimo do Cortuluá. Mas foi perdendo espaço e é quem deve dar lugar para os dois novos companheiros que chegam ao Morumbi com certa moral. Nos jornais de seu país natal, o retorno ao futebol local no ano que vem já é dado como certo.

Publicidade

As preocupações para não estourar o limite de cinco estrangeiros por jogo, contudo, deverão ficar restritas ao Brasileirão. Bustos e Ferraresi não poderão jogar na Copa do Brasil, enquanto a Conmebol não estabelece limite de gringos para a Sul-Americana.

Confira a situação dos estrangeiro do São Paulo:

Arboleda - zagueiro (Equador)

No clube desde 2017, é titular absoluto. Só que está fora dos gramados após operar o tornozelo. Deve voltar só ano que vem. De contrato renovado, há planos do clube em obter para ele a cidadania brasileira por morar aqui há mais sete anos e assim poupar uma vaga de gringo no plantel.

Calleri - centroavante (Argentina)

Artilheiro da temporada, ídolo da torcida e de contrato renovado. Uma das vagas para estrangeiros é dele e ponto final.

Publicidade

Galoppo - meia (Argentina)

Reforço mais caro da historia são-paulina, chegou cercado de expectativa e é tido como fora de série. Deve ocupar uma das vagas sem problemas por tempo indeterminado.

Gabriel Neves - volante (Uruguai)

Emprestado pelo Nacional, cresceu absurdamente de produção no segundo semestre e virou titular incontestável. Problema é comprá-lo em definitivo no fim do ano. Há concorrência com outros mercados da América da Sul. Sem negociações abertas até o momento.

Andrés Colorado - volante (Colômbia)

É o único dispensável da lista. Emprestado por um clube local, chamou a atenção de Ceni pela altura. Entretanto, caiu de produção ainda no início do Brasileirão. Depois que se contundiu não conseguiu sequer entrar com regularidade nas partidas. É quase certa sua saída.

Publicidade

Os infiltrados

Moreira (Portugal) e Éder (Itália)

Jogadores com dupla nacionalidade, que atuam (ou atuaram) pelas seleções de seus segundo país, mas não contam como estrangeiros por autorização da CBF.

TABELA

> Confira classificação, jogos e simule resultados do Brasileirão-22

> Confira todos os jogos da Copa do Brasil-22

> Confira todos os jogos da Copa Sul-Americana-22

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações