Neymar começa a deixar de ser unanimidade no Santos

Comportamento e reclamações do craque, durante a derrota para o Flamengo, provocou mal estar no elenco e na diretoria do Peixe

11 nov 2025 - 10h33
Cobranças de Neymar começam a geral mal estar no Santos –
Cobranças de Neymar começam a geral mal estar no Santos –
Foto: Reprodução de video/X / Jogada10

O clima no Santos ficou tenso após a derrota para o Flamengo, no domingo (9), no Maracanã. O atacante Neymar, capitão e principal estrela do elenco, deixou de ser unanimidade dentro do clube. Sua postura antes, durante e depois da partida gerou incômodo entre dirigentes e companheiros de time, que consideraram suas atitudes exageradas em um momento em que o Peixe luta para escapar do rebaixamento no Brasileirão.

Nos bastidores, o entendimento é de que Neymar expôs o elenco ao ridículo em alguns momentos, sem contribuir para a reação dentro de campo. A avaliação é de que o camisa 10 transmitiu uma imagem de desconfiança sobre a capacidade dos colegas de ajudar o time a evitar a Série B.

Publicidade

Apesar das críticas, a diretoria tratou o episódio como superado internamente. Aliás, não haverá punição ao jogador, e o clube busca evitar qualquer conflito que possa atrapalhar a reta final do campeonato.

O atacante se desculpou com o grupo ainda nos vestiários, sobretudo por ter chutado um copo d'água ao deixar o gramado. O gesto acabou atingindo alguns companheiros. Segundo pessoas próximas ao jogador, a irritação foi direcionada principalmente à arbitragem, o que ele chegou a comentar publicamente no intervalo da partida.

Regalias e irritação em campo

Neymar não participou do jogo anterior, contra o Palmeiras, por recomendação médica. Ele não viajou com o elenco na sexta-feira (7, apresentando-se apenas no sábado (8), algo que, segundo o clube, estava dentro do planejamento de atividades do CT Rei Pelé.

A exceção, contudo, gerou comentários internos, já que o zagueiro Luan Peres, também ausente na rodada anterior, viajou com o grupo normalmente.

Publicidade

Durante o jogo no Maracanã, Neymar demonstrou um nível de irritação considerado fora do comum, reclamando constantemente com colegas. Em um dos lances, cobrou duramente Barreal por não lhe passar a bola e chegou a correr do meio-campo até a área para exigir que Brazão cobrasse curto um tiro de meta para Zé Ivaldo, que acabou chutando para frente, o que gerou nova bronca.

Zé Ivaldo, inclusive, foi novamente alvo das reclamações após o erro que resultou no terceiro gol do Flamengo. Aliás, nem o técnico Juan Pablo Vojvoda escapou. O argentino ouviu críticas de Neymar ao ser substituído e tentou minimizar o episódio na entrevista coletiva.

Após deixar o campo, o capitão preferiu ir direto para os vestiários, sem acompanhar o restante da partida no banco. Curiosamente, o Santos marcou dois gols depois de sua saída, mas não conseguiu empatar.

Cobranças de Neymar começam a geral mal estar no Santos –
Foto: Reprodução de video/X / Jogada10

Santos se preocupa com rendimento de Neymar

Neymar disputou apenas 15 dos 32 jogos do Santos no Brasileirão, ficando fora de 17 rodadas, mais da metade do torneio. No clube, há um consenso de que o craque pode render mais do que tem mostrado, mas também de que o comportamento demonstrado no Maracanã acabou prejudicando o grupo.

Publicidade

A situação obrigou Guilherme, Alexandre Mattos (diretor de futebol) e Vojvoda a responderem sobre o episódio na zona mista. Todos optaram por amenizar as críticas para evitar que o episódio se transformasse em uma crise maior no momento mais delicado da temporada.

Com seis jogos restantes até o fim do campeonato, o Santos tenta unir forças para escapar do segundo rebaixamento de sua história. O próximo desafio será no dia 15 de novembro, contra o Palmeiras, na Vila Belmiro, em clássico que pode definir os rumos da equipe na reta final do Brasileirão.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se