De Romário a Neymar: futebol influencia nomes brasileiros, aponta IBGE

Uma pesquisa divulgada pelo IBGE mostrou a influência do futebol na escolha dos nomes no Brasil.

4 nov 2025 - 14h50
(atualizado às 15h02)
(
(
Foto: Alexandre Schneider/Getty Images / Esporte News Mundo

De acordo com o IBGE, a cultura brasileira de assistir futebol segue influenciando fortemente os nomes mais populares do país.

Em um estudo disponibilizado nesta terça-feira (4), o Instituto revelou que nomes de jogadores, como Rivellino, Romário e Neymar, se tornaram mais frequentes após o auge das carreiras dos astros do futebol.

Publicidade

Segundo a pesquisa, quase 70% dos bebês batizados como Rivellino nasceram na década de 1970, justamente o período em que o ex-jogador se destacou pela Seleção Brasileira como camisa 10 na Copa do Mundo de 70, garantindo o tricampeonato ao Brasil.

O levantamento aponta que a influência do futebol sobre brasileiros se repetiu em outras gerações. Nos anos 90, por exemplo, Romário inspirou o nome de 64% dos bebês registrados assim, reflexo do sucesso do craque na conquista do tetracampeonato mundial.

Já Neymar aparece como o ídolo da década seguinte, e 60% dos que levam seu nome nasceram a partir de 2010, época em que o atacante se destacou pelo Santos e iniciou sua trajetória no futebol europeu.

O IBGE divulgou também curiosidades como a popularidade de cada um dos nomes por décadas e regiões, além de um mapa mundi que compara os nomes mais populares em diferentes países ao redor do mundo. Inclusive, pela primeira vez, o site apresentou os sobrenomes, somando mais de 200 mil registrados no Brasil, com o Silva se mantendo como o mais popular.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações