A fase está boa. Zé Rafael atravessa seu período de maior consistência no Santos. No Peixe de Juan Pablo Vojvoda, Zé Rafael se tornou o jogador com mais minutos em campo e superou as dúvidas sobre sua condição física.
Ao lado de Luan Peres, Zé Rafael atuou por 505 minutos nos cinco primeiros jogos do novo comandante. A regularidade com o treinador é uma resposta a um começo complicado na Baixada Santista.
Início conturbado de Zé Rafael pelo Peixe
Contratado neste ano após seis temporadas no Palmeiras, Zé Rafael passou por uma cirurgia na coluna para corrigir um desalinhamento entre duas vértebras.
Devido a este problema de saúde, que causava dores intensas e limitava suas funções em diferentes graus, teve prejudicadas as atividades e comprometeu toda a temporada passada.
Após a cirurgia, Zé Rafael iniciou sua adaptação no Santos na parte interna do CT Rei Pelé, trabalhando com os fisioterapeutas do clube, em um processo de reabilitação que durou quase três meses.
A estreia aconteceu apenas em maio, justamente contra o Ceará — adversário do próximo domingo (5), às 20h30, no Castelão — pelo returno do Brasileirão.
O meio-campista rapidamente conquistou espaço na equipe ainda sob Cleber Xavier, mas só conseguiu jogar os 90 minutos completos diante do Vitória, em Salvador.
Foi com Vojvoda que Zé Rafael passou a ter sequência ininterrupta em campo, tornando-se o jogador mais utilizado do elenco sob o comando do argentino.