Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Rony vive fase goleadora no Palmeiras e assume protagonismo na 'ausência' de Veiga

Atacante balançou as redes em seis dos últimos 11 jogos que esteve em campo pelo Verdão; meia vive jejum de gols

30 jun 2022 - 07h37
(atualizado às 11h35)
Compartilhar

O Palmeiras venceu o Cerro Porteño por 3 a 0, nesta quarta-feira, e abriu uma grande vantagem nas oitavas de final da Copa Libertadores. Com dois gols, Rony carimbou recordes e confirmou sua grande fase no ataque do Verdão.

Rony balançou as redes duas vezes contra o Cerro e se isolou em artilharia na Liberta (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Rony balançou as redes duas vezes contra o Cerro e se isolou em artilharia na Liberta (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Foto: Lance!

GALERIA

Publicidade

A noite em Assunção foi especial para o atacante, que voltou a ser o maior artilheiro isolado da história do Alviverde na competição continental. Agora, ele lidera com 16 tentos.

O camisa 10 palmeirense balançou as redes oito vezes em seis dos últimos 11 jogos em que esteve em campo. A vitória contra o Cerro, inclusive, marcou a segunda partida em que os torcedores do Verdão puderam comemorar dois tentos do jogador.

Rony também chegou a 16 gols pelo Palmeiras em 2022, passando a ser, ao lado do meia Raphael Veiga, o artilheiro do time no ano - ou seja, não considerando os jogos válidos pelo Mundial de Clubes, que foram válidos pela temporada passada.

Publicidade

Dos tentos anotados pelo atacante, quatro aconteceram no Paulistão (contra Ponte Preta, São Paulo, Ituano e RB Bragantino), sete no Brasileiro (contra Goiás, Corinthians, Juventude, Botafogo, Coritiba e Avaí), e agora cinco pela Libertadores (contra Independiente Petrolero, Emelec, Deportivo Táchira e Cerro Porteño).

TABELA

> Clique para conferir a tabela completa e simulador da Libertadores!

Já o companheiro Veiga marcou sete vezes pelo Paulista (sendo o artilheiro do time no estadual), uma pela Copa do Brasil, uma na Recopa Sul-Americana, e seis vezes pela Libertadores. Com isso, o meia deixou sua marca em todas as competições possíveis disputadas pelo Verdão nesta temporada.

Publicidade

Contudo, o camisa 23 não comemora um tento desde o dia 14 de maio, ainda que sua boa sequência tenha sido interrompida por fatores externos, como a infecção por Covid-19 e uma lesão na coxa direita.

O curioso é que, justamente neste período, Rony começou a ganhar mais notoriedade como nome decisivo no Verdão. Essa série de oito gols em seis jogos nos últimos 11 começou contra o Juventude, primeiro embate com a ausência de Veiga.

O 'Rústico', como é conhecido por parte da torcida, ultrapassou o colega de elenco na artilharia da história do clube palestrino na Libertadores e se igualou a Pelé e Zico, ídolos do país.

- O Rony tem o que gosto em um jogador. Tenho uma admiração e uma gratidão muito grande por todos os nossos jogadores. É por isso que me custa tanto que os critiquem. Portanto, fico muito feliz pelo Rony, pois sabem o que ele faz quando marca gols? Ele agradece a todos os companheiros. Isso é um time, é um elenco. Nós ganhamos quando nos transformamos em um time. O resto é consequência - disse o técnico Abel Ferreira em entrevista coletiva após a vitória contra o Cerro.

Publicidade

Em comparação aos outros companheiros do setor ofensivo, o camisa 10 lidera as estatísticas disparadamente. Na temporada, Rony tem nove gols a mais que Navarro, dez gols a mais que Dudu e 13 a mais que Wesley. Sendo assim, antes das chegadas de Merentiel e 'Flaco' López, novos centroavantes do Palmeiras, o atacante demonstrou cumprir bem a função que, por muito tempo, passou a ser um dos maiores problemas para a diretoria e comissão técnica.

Jogador mais utilizado por Abel Ferreira em 2022, Rony é um atleta de confiança e segue evoluindo em seu futebol, ainda que algumas críticas surjam no meio do caminho. Há algo de novo em um ser rústico.

Confira os números dos atacantes palmeirenses na temporada:

Publicidade

Rony: 16 gols e 3 assistências

Dudu: 7 gols e 5 assistências

Wesley: 3 gols e 5 assistências

Gabriel Veron: 1 gol e 5 assistências

Publicidade

Rafael Navarro: 7 gols e 4 assistências

Breno Lopes: 3 gols e 1 assistência

Confira os números de Rony x Raphael Veiga na temporada:

Publicidade

Rony: 16 gols e 3 assistências

Raphael Veiga: 16 gols e 7 assistências

Show Player
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações