Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Palmeiras anuncia nesta segunda lista de inscritos para o Mundial e tem indefinições e joia 'descartada'

Verdão tem que entregar nesta segunda a relação dos 23 jogadores que irão a Abu Dhabi

24 jan 2022 06h56
| atualizado às 10h42
Compartilhar

O Palmeiras tem até esta segunda-feira (24) para entregar à Fifa a lista dos 23 jogadores do seu elenco que serão inscritos para a disputa do Mundial de Clubes, em fevereiro, nos Emirados Árabes Unidos.

Zé Rafael comemora seu gol na vitória por 2 a 0 ante Novorizontino, no último domingo (Foto: Divulgação/Palmeiras)
Zé Rafael comemora seu gol na vitória por 2 a 0 ante Novorizontino, no último domingo (Foto: Divulgação/Palmeiras)
Foto: Lance!

Com isso, acaba a primeira grande agonia do torcedor e do elenco palmeirense sobre quem de fato será levado pelo técnico Abel Ferreira com a chance de conquistar um título inédito para o clube.

Publicidade

Atualmente, o Verdão tem 27 atletas em seu elenco profissional. Portanto, quatro serão cortados. Existem opções óbvias tanto que já estão garantidas, quanto descartadas. Mas há interrogações. (veja abaixo)

Abel está ciente da expectativa. E no domingo (23), após a vitória por 2 a 0 sobre o Novorizontino, na estreia da equipe na temporada, tratou de descartar o maior dos pedidos da torcida, o jovem atacante Endrick. Diante de seus 15 anos, o português ainda o aconselhou 'a viajar para a Disneylândia.'

O comandante alviverde sabe também que terá outros problemas na definição do elenco. Seus dois principais pedidos, um zagueiro canhoto e um centroavante de peso, não foram atendidos pela diretoria. As opções, Murilo, defensor destro que atua pelo lado esquerdo, e Rafael Navarro, que a princípio chegou do Botafogo como mais uma alternativa, entraram em campo em Novo Horizonte e, pelo menos publicamente, Abel elogiou o material que tem em mãos.

- Em relação a isso (reforços), eu já fui muito claro. O meu papel aqui dentro do clube, e é mais importante para mim, é desenvolver os nossos garotos, o nosso elenco. Esse é meu principal papel. Fazê-los crescer em todos os níveis, como pessoas, tático, técnico, físico, é isso que importa. É olhar para os recursos que temos , e no momento são esses.

Publicidade

Sobre a lista, ainda sigilosa, o treinador espera que todos do plantel tenham a consciência que mesmo se não forem inscritos eles têm importância.

- Mesmo os que vieram sabem que temos um elenco muito competitivo. E conto com eles para jogarem em todas as posições, em todos os momentos, para jogarem de início, ficarem no banco, ou ir para a arquibancada e torcer por nós. Essa é nossa identidade, nossa filosofia. Todos somos um, jogamos por um. É um esporte coletivo, onde todos são importantes e nenhum individualmente faz falta.

Confira abaixo como o LANCE! definiu a situação dos jogadores do Palmeiras para o Mundial:

Publicidade

Quem estaria garantido (20 atletas)

Weverton

Publicidade

O goleiro, convocado até para a Seleção Brasileira por Tite, é peça fundamental e será titular em Abu Dhabi.

Marcelo Lomba

Foi contratado para ser o reserva de Weverton. E, como tal, está garantido no Mundial.

Publicidade

Vinícius Silvestre

O regulamento da Fifa obriga a inscrição de um terceiro goleiro. Exatamente a função dele no elenco atual.

Marcos Rocha

Publicidade

Muito se especulou sobre a chegada de um lateral-direito na janela. Mas o experiente jogador parece contar com a confiança de Abel e a posição garantida.

Mayke

Publicidade

Teoricamente reserva de Marcos Rocha, mas fez uma excelente final contra o Flamengo na Libertadores, não deve ficar fora da lista e ainda permite uma variação de estilo no esquema proposto por Abel Ferreira.

Gustavo Gómez

O paraguaio é titular e capitão do Verdão. Impossível não figurar na lista final de inscritos.

Publicidade

Luan

Não agrada parte da torcida, mas suas atuações no ano passado parecem ter feito Abel a elegê-lo como uma das principais peças do grupo.

Renan

Publicidade

Mais um jovem da base do Verdão no elenco que se destacou em 2021 com atuações de "gente grande". Mesmo não sendo titular, é opção como zagueiro e até como lateral-esquerdo, se houver necessidade. Sua polivalência o levará a Abu Dhabi.

Joaquín Piquerez

Publicidade

Pela sua importância tática - que o permite até a voltar como zagueiro e fechar uma linha de três -, o uruguaio é mais um titular absoluto que vai para o Mundial.

Danilo

Titular absoluto, ídolo da torcida e sondado por gigantes europeus, é peça-chave do Verdão. estará na lista de inscritos.

Publicidade

Zé Rafael

O braço-direito de Danilo forma um dos setores mais sólidos do Verdão. Vai para Abu Dhabi.

Eduard Atuesta

Publicidade

Principal contratação do clube nesta janela, o colombiano encantou na pré-temporada, seja no campo, seja na sua entrevista de apresentação. Estará em Abu Dhabi e briga para ser titular.

Patrick de Paula

Publicidade

Mais uma cria da base que se consolidou no grupo principal nos últimos anos e, como parte do plano de Abel, peça fundamental no Mundial.

Raphael Veiga

Titular absoluto e fundamental na articulação ofensiva da equipe, não tem como ficar fora da relação dos inscritos.

Publicidade

Gustavo Scarpa

Outra peça fundamental do Verdão nas articulações do lado esquerdo do campo, nas finalizações de longa distância e na bola parada, além de ser uma opção pela ala. Tem vaga mais do que garantida.

Rony

Publicidade

Virou titular absoluto nos últimos dois anos pela capacidade de jogar pelo lado direito ou fechar como centroavante. Tem a confiança de Abel e estará em Abu Dhabi.

Dudu

Publicidade

Maior ídolo do elenco atual do Verdão e um dos melhores jogadores em atividade no país. Mesmo se não jogasse estaria na lista pela sua liderança sobre os companheiros e capacidade de mobilizar o grupo.

Rafael Navarro

Chegou do Botafogo e era para ser apenas uma opção de ataque. Pela ausência de um centroavante de peso, deve garantir a camisa 9.

Publicidade

Deyverson

O histórico gol do título da Libertadores em Montevidéu já o fez carimbar o passaporte. Mas havia sim risco por conta do contrato acabando e da chegada de um nome de peso. Como não aconteceu, vai como opção de ataque em Abu Dhabi.

Wesley

Publicidade

Uma das poucas opções do elenco que aliam velocidade e habilidade, sobretudo o "um contra um". Tem se destacado nos treinos e é peça fundamental na construção dos esquemas de Abel.

Quem briga por uma vaga na lista (7 atletas)

Publicidade

Benjamín Kuscevic

Aparece como uma das principais opções do treinador português para a zaga e poderia estar garantido na lista final, mas com a chegada de Murilo pode acabar ficando fora dos 23.

Jorge

Publicidade

O lateral-esquerdo reserva não esteve bem fisicamente em 2021, e outros jogadores já mostraram capacidade de fazer sua função. Pode acabar cortado como consequência da priorização de outra posição na lista.

Jailson

Publicidade

Contratado nesta janela, o ex-gremista tem experiência em Mundial (foi titular do time de Renato Gaúcho e marcou Cristiano Ronaldo). Mas está há um ano sem jogar. Tem os quatro jogos do Paulista para mostrar que está bem e assim carimbar sua vaga

Gabriel Menino

Já foi até chamado por Tite para a Seleção e, pela polivalência, poderia ser uma peça fundamental de Abel para a disputa intercontinental, mas não fez uma boa temporada em 2021 e pode ficar fora da lista final.

Publicidade

Murilo

Se ele não for, é capaz que Abel sofra críticas. Mas o zagueiro, que virou símbolo da suposta falta de empenho para reforços acusada pela torcida, tem quatro jogos no Paulista para mostrar que pode atuar de fato pela esquerda, inclusive tendo o esperado passe de saída de bola por aquele lado, para mostrar que não só vai ao Mundial como será titular.

Breno Lopes

Publicidade

Os heróis improváveis do Verdão nas conquistas da Libertadores vivem cada um à sua maneira um drama. Deyverson acaba se beneficiando pela não chegada de um centroavante de peso. Mas Breno Lopes, que não foi ao último Mundial pelo prazo estipulado para contratações, deve ficar novamente fora pelas outras opções mais concretas do treinador para sua função.

Gabriel Veron

Publicidade

Opção nata de velocidade no ataque, é outra joia da base que conquistou seu espaço. Pela aposta do clube e seu rendimento em campo, não teria como ficar fora da lista. No entanto, pode acabar preterido pela priorização de jogadores com outras características.

TABELA

> Veja classificação e simulador do Paulistão-2022 clicando aqui

> Confira o caminho do Verdão no Mundial de Clubes-2022 clicando aqui

Show Player
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações