Pai revela em livro que João Paulo Diniz tinha doença congênita no coração

Filho de Abilio Diniz, que morreu no domingo aos 58 anos, foi atleta e grande incentivador do esporte

1 ago 2022 - 10h03
(atualizado às 20h42)

Abilio Diniz revelou no livro Abilio Diniz: Caminhos e escolhas, de 2004, que o filho João Paulo Diniz sofria de problemas cardíacos que fizeram os médicos recomendarem que o filho deixasse de praticar esportes. João Paulo, que morreu no domingo aos 58 anos, foi um grande incentivador do esporte no Brasil. O investidor praticava triatlo e participou de inúmeras maratonas e provas pelo mundo desde a década de 1990. Ele também foi um dos idealizadores da Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, prova que se tornou uma das mais tradicionais corridas de rua de São Paulo.

Familiares suspeitam de que João Paulo Diniz tenha tido um infarto. No livro, o empresário de 85 anos relatou a descoberta do problema cardíaco do filho João Paulo. "Ele teve diagnosticada uma hipertrofia do miocárdio. Trata-se de uma doença congênita no coração que costuma matar atletas. No caso de João Paulo, que é atleta, foi recomendado que não praticasse mais nenhum tipo de esporte. Nada. Nem atravessar a rua correndo ele podia, sob pena de morrer de um ataque fulminante. Você imagina que isso caiu como uma bomba lá naquela casa."

Publicidade
O empresário João Paulo Diniz, que morreu no último domingo aos 58 anos, era um grande incentivador do esporte no Brasil e era amante de triatlo.
O empresário João Paulo Diniz, que morreu no último domingo aos 58 anos, era um grande incentivador do esporte no Brasil e era amante de triatlo.
Foto: Instagram / Estadão

Mais tarde, a família buscou os principais especialistas para investigar os resultados dos exames. João Paulo consultou especialistas do Massachusetts General Hospital, em Boston, nos EUA. O empresário, paulatinamente, retomou as atividades físicas sob supervisão de seus médicos.

João Paulo Diniz apostava no esporte como agente transformador na sociedade também. Ele abraçava projetos com foco na promoção e profissionalização da prática esportiva no Brasil. O empresário fazia parte do conselho da Atletas pelo Brasil e foi um dos criadores do Pacto pelo Esporte, iniciativa que une empresas patrocinadoras do esporte nacional para definir boas práticas em governança, integridade e transparência para a efetivação dos patrocínios feitos às entidades esportivas.

Em 2011, inaugurou o Núcleo de Alto Rendimento (NAR), centro de excelência em estudo, avaliação, prescrição de treinamento esportivo e capacitação de técnicos e preparadores físicos, focado no alto rendimento de atletas e equipes profissionais. Em junho, João Paulo exaltou a importância do projeto para o esporte no País. "Ao longo dos últimos dez anos, o NAR se tornou uma referência mundial em ciência do esporte, sobretudo nas áreas de treinamento de força e velocidade, com foco específico em atletas profissionais e de nível olímpico", publicou em sua conta no Instagram.

Em 2016, depois dos Jogos Olímpicos do Rio, o Estadão informou alguns trabalhos do NAR. O Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo havia trabalhado com diversos atletas no último ciclo olímpico. Só para se ter uma ideia, das 19 medalhas olímpicas que o Brasil conquistou no Rio, cinco foram de atletas que passaram pelo local. Já entre as paralímpicas, dos 72 pódios, 45 foram de atletas atendidos pelo NAR. O Núcleo sempre pensou a longo prazo e já naquela época queria ir além para o próximo ciclo olímpico, que visava aos Jogos de Tóquio, realizados no ano passado. Além de aprimorar o trabalho com os atletas de alto rendimento, a ideia era aumentar e potencializar o leque de atividades.

Publicidade

João Paulo Diniz também atuava no conselho da Península Participações, empresa de investimentos da família Abilio Diniz, e do Instituto Península, organização social da família que trabalha com projetos relacionados a esporte. No ano passado, ele começou a investir em eSports, após se interessar pelo mercado em crescimento do setor.

Nas suas redes sociais, a maioria de suas publicações era para falar de esportes, desde o incentivo à prática para as crianças até compartilhar suas experiências em diferentes atividades.

O São Paulo, de Rogério Ceni e do presidente Julio Casares, prestou homenagem nas redes sociais a João Paulo Diniz. "O São Paulo Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento do empresário João Paulo Diniz, filho do nobre são-paulino @abilio_diniz. Que o conforto e o acolhimento alcancem a família neste momento de dor. Nossos corações, de toda a comunidade tricolor, estão com vocês". Seu pai sempre foi ligado ao clube e já se lançou em campanhas para presidente. Mesmo não ganhando ou levando adiante, Abílio sempre foi um conselheiro próximo das coisas do futebol.

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se