Mergulho de prefeita de Paris no Rio Sena antes da Olimpíada deve ocorrer em 30 de junho

7 jun 2024 - 20h57

O mergulho da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, no Rio Sena, previsto para antes da Olimpíada, deve ocorrer no dia 30 de junho, informou o gabinete dela nesta sexta-feira.

Hidalgo havia dito que nadaria no rio antes dos Jogos Olímpicos, sendo os dias 23 ou 30 de junho os mais prováveis.

Publicidade

"A prefeita afirmou que o nado seria no dia 23 ou 30 de junho, dependendo do tempo e do estado do rio. É provável que aconteça no dia 30 de junho", afirmou à Reuters um porta-voz.

Fortes chuvas ocorridas nas últimas semanas aumentaram a vazão do rio, forçando a equipe francesa de natação a remarcar um treinamento que deveria ter ocorrido na segunda-feira.

Paris está trabalhando para limpar o Rio Sena, para que ele seja utilizável para o nado novamente, como na Olimpíada de 1900, também sediada pela cidade. Mas um problema no esgoto, ocorrido no ano passado, levou ao cancelamento de um evento pré-olímpico de natação.

No mês passado, a cidade mostrou oficialmente uma bacia de armazenamento capaz de conter 46 mil metros cúbicos de água residual e reduzir significativamente os riscos de o Sena ficar poluído. No local, serão realizadas as provas de maratona aquática e triatlo durante a Olimpíada.

Publicidade

Os primeiros resultados dos testes de qualidade da água serão divulgados pela cidade na próxima semana.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se