Fora da seleção, Kelvin Hoefler chega como melhor brasileiro do ranking para Pré-Olímpico de Skate

Atleta medalhista em Tóquio 2020 chega ao Pro Tour Roma já na segunda fase e inicia busca por vaga em Paris 2024 junto de outros 16 skatistas brasileiros

24 jun 2022 - 17h49

A Olimpíada de Paris-2024 começa para os skatistas neste domingo com o Pro Tour de Street em Roma. Entre os 17 brasileiros na disputa, estão os medalhistas olímpicos Rayssa Leal e Kelvin Hoefler, único brasileiro fora da seleção que já começa a competição a partir das quartas de final.

Em abril, o skatista não chegou a um acordo com a Confederação Brasileira de Skate (CBSk). Mesmo fora da equipe, ele é o brasileiro que vai a Roma mais bem ranqueado para o torneio. Os medalhistas em Tóquio-2020 e os cinco melhores atletas colocados no ranking olímpico até 24 de maio não competem na primeira fase. Ainda assim, Hoefler nega favoritismo ou peso por isso: "Procuro não pensar muito nisso porque no fim das contas isso não faz tanta diferença. Por um lado você anda menos que os outros, mas por outro está mais descansado".

Publicidade

A preparação se manteve sem grandes mudanças, segundo Hoefler. "Como temos muito tempo de treinamento, é comum fazer de tudo um pouco. Aprimorar manobras que já domino, por exemplo. Mas é no treino que eu tento inovar e quem sabe conseguir colocar em prática nas competições". Ele afirma ainda que a rotina já pré-estabelecida para treinamentos não mudou ao não integrar a seleção e garante a torcida aos compatriotas: "Desejo boa sorte aos integrantes da seleção porque quero o skate brasileiro cada vez mais forte".

O apoio é forte entre ele e Pâmela Rosa, que também chega direto na segunda fase. Ela é líder do último ciclo do ranking mundial e chegou a fazer parte de sua preparação ao lado de Hoefler. "A Pâmela é uma irmã que o skate me deu. Um ajuda o outro nos treinos e competições o tempo todo e para mim é importante ter alguém de confiança ao meu lado", comenta.

A busca pela vaga em Paris-2024 é para se manter no pódio olímpico da modalidade que estreou na última edição e virou xodó da torcida brasileira. No currículo, além da prata em Tóquio-2020, Hoefler tem como destaque o Mundial de 2015 e dois ouros em X-Games.

Pro Tour Roma

O torneio vai de 26 de junho a 3 de julho na capital italiana. Além do trio brasileiro que entra nas quartas, outros 14 atletas também representam o País. No feminino, estão Marina Gabriela, Kemily Suiara, Carla Karolina e Gabi Mazetto. Entre os homens, participarão Eduardo Neves, Felipe Gustavo, Filipe Mota, Giovanni Vianna, Gabryel Aguilar, Ivan Monteiro, Wacson Mass, João Lucas Alves e Carlos Ribeiro.

Publicidade

Depois de Roma, o Rio de Janeiro entra na rota do ranking mundial. O Rio World Skate Street World Championships 2022 vai ocorrer na Praça Duó, na capital fluminense, de 9 a 16 de outubro.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se