Brasil toma vira da Argentina e fica com o vice no Sul-Americano

7 set 2024 - 23h14

Derrota amarga! O sonho do 28º título no Sul-Americano de basquete feminino está adiado para o Brasil. Neste sábado (7), a seleção brasileira perdeu novamente para a Argentina e ficou com o vice-campeonato. Desta vez, a derrota veio pelo placar de 84 a 76. Assim, as 'hermanas' conquistaram o terceiro título na história, sendo o segundo nas últimas três edições.

Argentina Brasil basquete (1) (1)
Argentina Brasil basquete (1) (1)
Foto: Divulgação: FIBA South American Women's Championship 2024 / Olimpíada Todo Dia

O jogo

A partida representava a chance de uma possível revanche para as brasileiras, já que o Brasil perdeu para a Argentina na abertura do Sul-Americano, por 75 a 48. A seleção brasileira, inclusive, aparentou ser capaz de dar o troco na grande final, dominando o primeiro quarto do confronto por 29 a 20. No entanto, a equipe sofreu um "apagão" nos dois períodos seguintes, perdendo a vantagem e indo para o útlimo quarto com o empate em 62 a 62.

Publicidade

Nos dez minutos finais, a Argentina jogou melhor e estev à frente no placar durante quase todo o tempo. O Brasil até esboçou uma reção e chegou a empatar o jogo em 76 a 76 faltando menos de 2 minutos no relógio. Porém, a seleção brasileira não conseguiu mais marcar pontos e acabou perdendo a partida.

O Brasil segue sendo disparado o maior vencedor do Sul-Americano de basquete feminino, com 27 títulos em 38 edições. Além disso, a seleção só ficou fora do pódio duas vezes na história, em 1948 e 1950. A super hegemonia, no entanto, parece finalmente estar ameaçada por um rival à altura. Mesmo assim, vale lembrar que o Brasil não disputa o torneio com a melhor equipe possível. Isso porque as maiores estrelas do país, que estão na WNBA, não foram convocadas.

Os destaques

Pelo lado brasileiro, Emanuely de Oliveira foi a grande jogadora da equipe. A pivô foi a cestinha da partida com 23 pontos, além de dois rebotes e três assistências. Cacá Martins também teve grande atuação, e anotou um duplo-duplo de 14 pontos e 14 assistências.

Já do lado das argentinas, o grande destaque ficou na atuação coletiva. Ao todo, cicno jogadoras alcançaram o duplo dígito na pontuação. Por fim, Amaiquen Siciliano e Melisa Gretter lideraram a equipe em pontos, com 16 cada.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações