Tolima apronta de novo contra um time brasileiro ao encerrar série histórica do Atlético-MG

Depois de ficar marcado como a equipe que eliminou o Corinthians, de Ronaldo, na primeira fase da Libertadores, clube colombiana acaba com a maior invencibilidade já alcançada no torneio ao bater rival de Belo Horizonte

26 mai 2022 - 10h44
(atualizado às 11h15)

O Tolima é provavelmente um dos clubes colombianos mais famosos no Brasil, mas não pela sua tradição internacional ou formações memoráveis, mas por ser uma verdadeira pedra no sapato dos rivais brasileiros em competições sul-americanas. Depois de ficar marcado como o clube que eliminou o Corinthians, de Ronaldo, na fase de pré-Libertadores de 2011, a equipe foi a responsável nesta quarta por bater o Atlético-MG, em pleno Mineirão, por 2 a 1, e encerrar a maior série invicta da história da competição. O time mineiro não perdia havia 18 jogos.

Apesar do revés, o Atlético-MG se classificou em primeiro lugar no Grupo D, com 11 pontos, mesma pontuação do algoz colombiano, que ficou em segundo e também avançou às oitavas. Anteriormente, na primeira rodada, o time brasileiro havia sido o responsável por encerrar uma escrita que já durava mais de duas décadas. O Tolima não perdia, nem tomava gols para times brasileiros atuando na Colômbia desde 1996, até ser derrotado por 2 a 0 pelo time de Antonio Mohamed.

Publicidade

Ao todo, o Tolima disputou 18 jogos contra rivais brasileiros em sua história, acumulando seis vitórias, três empates e nove derrotas. O triunfo mais lembrado pelo torcedor brasileiro aconteceu em 2011, quando a equipe colombiana venceu o Corinthians por 2 a 0, em casa, depois de empatar sem gols em São Paulo. O Corinthians contava com Tite à beira do gramado e com Ronaldo no comando do ataque, além de outros importantes jogadores, como Paulinho, Danilo e Fábio Santos. Foi a primeira vez que um clube do Brasil caiu na fase inicial da Libertadores.

Na ocasião, houve muita gozação dos torcedores paulistas que não eram corintianos. Foi no dia 2 de fevereiro de 2011. O Estadão contou aquela "tragédia" da seguinte forma: "Corinthians perde do Tolima e cai na pré-Libertadores. O sonho de conquistar a Copa Libertadores teve um fim precoce para o Corinthians nesta quarta-feira. O time brasileiro perdeu para o Tolima, por 2 a 0, na Colômbia, e foi eliminado na pré-Libertadores, que antecede a fase de grupos da principal competição da América do Sul. O primeiro jogo do duelo havia terminado em 0 a 0, no Pacaembu. Com o revés, o Corinthians perdeu a chance de entrar no Grupo 7 da Libertadores, que já conta com Cruzeiro, Estudiantes e Guaraní, do Paraguai. Foi a primeira derrota do time sob o comando do técnico Tite, que somava seis vitórias e seis empates desde as últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. A eliminação na pré-Libertadores marca o fim precoce da campanha corintiana na competição, maior aposta da equipe neste ano. "Não jogamos bem. O gramado com certeza não ajudou. Mas isso não é uma desculpa. O nosso time não foi bem. Fomos eliminados. É uma pena. Nossos torcedores estão tristes e nós também. Mas vamos levantar a cabeça e seguir adiante", lamentou Ronaldo, ao fim da partida.

O Tolima, que tem sua sede na cidade de Ibagué, possui história bastante modesta no futebol do seu país. Venceu o Campeonato Colombiano apenas três vezes, sendo a última delas em 2021. Antes, levantou a taça também em 2018 e 2003. Curiosamente, seus dois últimos títulos nacionais surgiram após a agremiação aderir ao formato de clube-empresa, passando a ser denominada como Tolima Fútbol Club S.A. nos negócios.

Confira o retrospecto do Tolima contra brasileiros em competições sul-americanas

  • Tolima 1 x 0 Vasco - Copa Conmebol 1996
  • Vasco 4 x 0 Tolima - Copa Conmebol 1996
  • Tolima 2 x 1 Rio Branco - Copa Conmebol 1997
  • Rio Branco 1 x 0 Tolima - Copa Conmebol 1997
  • Tolima 1 x 0 Grêmio - fase de grupos da Libertadores 2007
  • Grêmio 1 x 0 Tolima - fase de grupos da Libertadores 2007
  • Corinthians 0 x 0 Tolima - 1ª fase da Libertadores 2011
  • Tolima 2 x 0 Corinthians - 1ª fase da Libertadores 2011
  • Tolima 0 x 0 Cruzeiro - fase de grupos da Libertadores 2011
  • Cruzeiro 6 x 1 Tolima - fase de grupos da Libertadores 2011
  • Tolima 1 x 0 Athletico - fase de grupos da Libertadores 2019
  • Athletico 1 x 0 Tolima - fase de grupos da Libertadores 2019
  • Internacional 1 x 0 Tolima - 3ª fase da Libertadores 2020
  • Tolima 0 x 0 Internacional - 3ª fase da Libertadores 2020
  • Tolima 1 x 2 Bragantino - fase de grupos da Sul-Americana 2021
  • Bragantino 2 x 1 Tolima - fase de grupos da Sul-Americana 2021
  • Tolima 0x2 Atlétic0-MG - fase de grupos da Libertadores 2022
  • Atlético-MG 1x2 Tolima - fase de grupos da Libertadores 2022
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades de futebol?
Ativar notificações