O Grêmio perdeu para o Red Bull Bragantino, por 1×0, no Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, pela 26ª rodada do Brasileirão, na noite deste sábado (04).
O Tricolor ficou na bronca com a atuação do árbitro Lucas Casagrande, após o pênalti marcado já nos acréscimos da partida.
Depois do duelo, Marlon, lateral-esquerdo do Grêmio, criticou a arbitragem e a Confederação Brasileira de Futebol, pedindo a profissionalização dos juízes:
"O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense está sendo categoricamente roubado desde que começou o campeonato. A gente vive em uma liga onde você quer melhorar o calendário, mas a gente não tem nem a profissionalização dos árbitros, né?. A gente vem de anos e anos de corrupção em uma federação onde você não consegue legalizar as coisas, e isso tem muita influência direta no futebol. Quem sabe esse novo presidente consiga profissionalizar e melhorar os árbitros."
"Esse pênalti marcado hoje foi uma baixaria sem tamanho, não tem critério nenhum. Esse mesmo árbitro marcou uma falta contra a gente no jogo contra o Mirassol no lance que originou um gol, onde o cara do Mirassol estava em impedimento, ele (árbitro) vai ao VAR e confirmou o gol. A expulsão do Kannemann ele marca em uma jogada que não existe, e ele marcou porque estava bravo com ele (Kannemann) do jogo passado. Nós tivemos dois pênaltis marcados no clássico Gre-Nal onde não existe pênalti. Tiveram três pênaltis, só o último realmente foi. Fomos prejudicados contra São Paulo, contra Santos e hoje novamente. Pode tirar por baixo uns 16 ou 17 pontos do Grêmio na competição. Temos o nosso demérito sim, muitas vezes de errar, mas o que aconteceu hoje não pode acontecer"
"Não é só com o Grêmio. O Sport já foi prejudicado, outras equipes também, na próxima rodada vai ser o Bragantino prejudicado. Não temos uma liga que não profissionaliza os árbitros. Eles (árbitros) são influenciáveis e tendenciosos. O mesmo árbitro que tem antipatia com nossa equipe apita nosso jogo e novamente prejudica o Grêmio. Eu posso ser punido por isso, mas a gente joga em uma liga em que a confederação não dá suporte nenhum aos árbitros, não tem credibilidade nenhuma dos próprios clubes"
"Eu vou falar categoricamente: o Grêmio está sendo roubado e prejudicado. Não só o Grêmio, mas outras equipes também. Os árbitros usam o VAR como muleta."
Além de Marlon, o Grêmio também reclamou da arbitragem nos últimos jogos da equipe, por meio das redes sociais:
"Ou estamos diante de uma coincidência bastante incomum ou nos darão o direito de acharmos que há alguma predisposição nas análises dos nossos jogos"
"Nós não queremos nenhuma vantagem. Queremos apenas uma arbitragem justa, com critérios claros, que não diminua o futebol brasileiro, produto que todos nós lutamos para elevar todos os dias"
Confira o pronunciamento de Marlon na íntegra:
O desabafo do Marlon, ainda no calor de um jogo repleto de erros contra o Grêmio, representa o sentimento de todos os gremistas. pic.twitter.com/3UWrx0maoy
— Grêmio FBPA (@Gremio) October 5, 2025
Veja o comunicado do Grêmio:
Apenas nos últimos três jogos, tivemos três pênaltis marcados contra nós, um gol mal anulado e uma expulsão sem nenhuma imagem que comprove qualquer agressão. Nem o próprio jogador supostamente agredido foi conclusivo ao analisar o lance. Todos os casos mencionados, polêmicos pra… pic.twitter.com/u2HfpHo8Zr
— Grêmio FBPA (@Gremio) October 4, 2025