Chelsea faz mudanças na gestão e desliga Marina Granovskaia, 'a mulher mais poderosa do futebol'

Diretora estava no clube londrino desde 2013 e foi assistente pessoal de Roman Abramovich; cargo será assumido interinamente por Todd Boehly, empresário americano líder de consórcio que comprou o time inglês por R$ 15,8 bilhões

22 jun 2022 - 09h45
(atualizado às 10h28)

Após comprar o Chelsea, o empresário americano Todd Boehly começou a fazer reformulações no corpo diretivo do clube. Em nota divulgada nesta quarta-feira, a nova gestão comunicou o desligamento da diretora Marina Granovskaia, muitas vezes chamada de "a mulher mais poderosa do futebol" pela imprensa internacional. O cargo dela será assumido interinamente pelo próprio Boehly, que acumulará também a função de presidente.

A russo-canadense Granovskaia era o nome mais forte do futebol do Chelsea desde 2013, mas já tinha atuação relevante nos bastidores antes disso, pois era assistente pessoal de Roman Abramovich, ex-dono do clube, e atuava em diversas empresas dele. Desde que assumiu o cargo fixo no time londrino, foi responsável por transações como um acordo milionário com a Nike e a venda de Eden Hazard ao Real Madrid, por 100 milhões euros.

Publicidade
Marina Granovskaia encerrou passagem vitoriosa na direção do Chelsea
Marina Granovskaia encerrou passagem vitoriosa na direção do Chelsea
Foto: Divulgação/Chelsea FC / Estadão

Além disso, a diretora conduziu inúmeras negociações de contratações de jogadores. Foi na gestão dela que o clube fez 11 de suas maiores vendas e dez de suas maiores compras da história. Apesar da relevância de Granovskaia internamente, o desligamento já era esperado, uma vez que ela tem a história fortemente vinculada a Abramovich, que precisou vender o clube porque é alvo de sanções desde o início da guerra na Ucrânia, por sua relação com Vladimir Putin.

Abramovich investiu seus milhões de dólares nas transações de atletas, mas Granovskaia era o cérebro dos negócios, isso na compra e na venda dos jogadores. Em 2018, a revista Forbes a classificou como número 5 em sua lista de "mulheres mais poderosas nos esportes internacionais". No comunicado, o Chelsea afirmou que Granovskaia "continuará disponível a Boehly e ao clube no tempo de duração da atual janela de transferências, com o intuito de orientar e ajudar na transição".

O clube londrino foi vendido no mês passado por 2,5 bilhões de libras, cerca de R$ 15,8 bilhões, o preço mais alto já desembolsado para comprar um time. O consórcio é liderado por Todd Boehly, sócio dos Los Angeles Dodgers. A compra encerrou a era de 19 anos do comando de Abramovich.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações