Atacante da seleção feminina da Zâmbia é reprovada em 'exame de gênero' e está fora da Copa Africana

Barbra Banda, sensação de Tóquio 2020, recebe o corte da Federação de Zâmbia às vésperas da competição em Marrocos

6 jul 2022 - 16h18
(atualizado às 16h32)

Barbra Banda, um dos grandes nomes da seleção de Zâmbia e sensação da última Olimpíada de Tóquio, foi cortada da convocação final para a Copa Africana de Futebol Feminino. Nesta quarta-feira, as 'razões médicas', dadas pela Associação de Futebol de Zâmbia (AFZ) foram explicadas.

Andrew Kamanga, presidente da AFZ, declarou que a jogadora foi cortada por ter sido reprovada em um "exame de gênero", exigido pela Confederação Africana de Futebol (CAF) a todas as atletas. "Infelizmente ela (Barbra Banda) não atendeu aos critérios estabelecidos pela CAF. Infelizmente, nós acabamos tendo de ir para o torneio sem a nossa principal jogadora", afirmou o dirigente em entrevista à BBC.

Publicidade
Barbra Banda foi cortada da seleção de Zâmbia por não passar no "exame de gênero".
Barbra Banda foi cortada da seleção de Zâmbia por não passar no "exame de gênero".
Foto: Reprodução / Twitter / Estadão

Lux September, diretor de comunicações da CAF, afirmou que "não existe tal decisão do comitê médico da entidade", quanto à exclusão de atletas que não passam no "exame de gênero", o que explica o fato Barbra Banda atuado nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta edição, se tornou a primeira jogadora na história das Olimpíadas a marcar dois hat-tricks consecutivos - contra Holanda e China - e a primeira a marcar dois hat-tricks em uma única edição.

No entanto, Kamanga não exime a CAF de culpa quanto à exclusão da principal atacante do continente africano. Segundo ele, as federações africanas a realizar os testes. "Nós passamos informações para a CAF, que testa os jogadores, se necessário, para os torneios. É injusto dar meia volta e dizer que a entidade não é parte integrante do que aconteceu".

Atualmente, Banda está treinando em Marrocos, mas isolada do grupo que disputa a Copa Africana. "Todo mundo no país foi levado a acreditar que a AFZ não fez nada e decidiu por sua conta excluir a jogadora", afirmou o presidente. Nos dois primeiros jogos, a seleção de Zâmbia empatou com Camarões, em 0 a 0, e derrotou a Tunísia por 1 a 0, jogo este que aconteceu nesta quarta-feira.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se