Fla tropeça no Brasileiro antes e depois de mata-mata

Fluminense é o adversário do fim de semana e pode se beneficiar disso

20 out 2021 - 12h04
(atualizado às 12h20)

No último domingo (17), o Flamengo surpreendeu meio mundo ao empatar (0 a 0) com o Cuiabá, no Maracanã, pelo Brasileiro. Havia vários desfalques no time carioca, mas um outro fator pode ser lembrado – o Fla teria jogo pela semifinal da Copa do Brasil no meio de semana – nesta quarta, contra o Athletico-PR. Ou seja, o foco dos jogadores estaria no Brasileiro?

Basta uma espiada nos últimos tropeços do Flamengo para se supor que quando há partidas decisivas de Copa do Brasil e Libertadores pelo meio do caminho, a equipe deixa escapar pontos importantes no Brasileiro.

Publicidade
Renato Gaúcho tem fama de deixar Brasileiro de lado para priorizar outras competições
Renato Gaúcho tem fama de deixar Brasileiro de lado para priorizar outras competições
Foto:

Em 26 de setembro, outro empate contra equipe que luta contra o rebaixamento (1 a 1, América-MG, fora de casa) já tinha chamado a atenção dos torcedores do time rubro-negro. Quatro dias antes, enfrentara o Barcelona, de Guayaquil, pela semifinal da Libertadores – confronto vencido pelos cariocas por 2 a 0, no Rio.

E três dias depois de enfrentar os mineiros, houve mais um jogo com o Barcelona, no Equador, também com vitória do Fla por 2 a 0.

É possível voltar um pouquinho mais no tempo, exatamente para a partida que antecedeu ao primeiro duelo com o Barcelona, a fim de realçar essa tese. Na oportunidade, em 19 de setembro, o time perdeu para o Grêmio por 1 a 0, no Maracanã, pelo Brasileiro.

Já em agosto, novo empate (1 a 1), contra outro adversário de cotação baixa no Brasileiro, o Ceará, em Fortaleza. Quatro dias antes, o Flamengo teve compromisso pelas quartas de final da Libertadores, superando o Olímpia por 5 a 1, no Maracanã.

Publicidade

Três dias depois do jogo com os cearenses, foi a Porto Alegre para disputar a primeira partida pelas quartas de final da Copa do Brasil com o Grêmio – clássico em que o Fla goleou os gaúchos por 4 a 0.

Por trás disso tudo, e essa é a aposta de muita gente no clube, estaria a clara disposição do técnico Renato Gaúcho em dar prioridade a Libertadores e à Copa do Brasil, deixando o Brasileiro em segundo (ou terceiro) plano. De certo modo, essa sua estratégia estaria sendo assimilada pelo elenco.

Todo o conteúdo (textos, fotos, ilustrações, áudios, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. 
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações