Federação afasta árbitro acusado de violência doméstica contra ex-namorada, jogadora do Manaus FC

Segundo a Federação Amazonense de Futebol (FAF), Hugo Agostinho Chaves da Paixão foi afastado preventivamente enquanto o caso é investigado

8 set 2025 - 22h58
(atualizado às 23h06)
Resumo
A Federação Amazonense de Futebol afastou preventivamente o árbitro Hugo Agostinho Chaves da Paixão, acusado de violência doméstica contra a jogadora Joice de Souza dos Santos, enquanto o caso é investigado.
Hugo Agostinho Chaves da Paixão é árbitro assistente do quadro de arbitragem da Federação Amazonense de Futebol –
Hugo Agostinho Chaves da Paixão é árbitro assistente do quadro de arbitragem da Federação Amazonense de Futebol –
Foto: Reprodução / Jogada10

A Federação Amazonense de Futebol (FAF) afastou nesta segunda-feira, 8, o árbitro assistente Hugo Agostinho Chaves da Paixão, 28, acusado de violência doméstica pela ex-namorada, a zagueira Joice de Souza dos Santos, do Manaus. Segundo a entidade, a suspensão preventiva do assistente será mantida enquanto o caso permanecer sob investigação. 

Joice expôs o caso em suas redes sociais nesta segunda-feira, após registrar um Boletim de Ocorrência contra Hugo Agostinho na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher de Manaus. Ela também passou por exame de corpo de delito. 

Publicidade

No registro da ocorrência, a jogadora relatou que foi à casa do suspeito para buscar seus pertences e acabou sendo agredida com socos, tapas e empurrões. Ela também afirmou que a violência foi motivada por ciúmes. 

A diretora de futebol feminino da FAF, deputada estadual Alessandra Campelo (MDB-AM), informou que encaminhou o caso à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para que a Procuradoria Especial da Mulher possa prestar assistência psicossocial e jurídica à jogadora. 

A FAF também informou que comunicou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a suspensão do assistente, "para que esteja ciente e possa adotar as medidas cabíveis em âmbito nacional".

Membro do quadro de arbitragem da FAF, Hugo Agostinho atua em partidas do Campeonato Amazonense masculino e feminino, bem como na Série D do Campeonato Brasileiro. 

Publicidade

O Manaus FC, clube em que Joice atua, também se manifestou sobre o caso. Em nota, a equipe afirmou que 'repudia veementemente quaisquer atitudes de violência', que acompanha o caso e presta 'total apoio à atleta e à família neste momento'. 

O Terra tentou contato com a defesa de Hugo Agostinho, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação. 

Leia, na íntegra, a nota da FAF:

A Federação Amazonense de Futebol (FAF), por meio de sua Comissão de Arbitragem, reafirma seu compromisso inegociável com os princípios da inclusão, valorização e proteção das mulheres em todos os seus quadros, especialmente na arbitragem.

A FAF acredita na importância da representatividade e do protagonismo feminino no futebol, e trabalha diariamente para promover um ambiente seguro, respeitoso e igualitário para todas as mulheres.

Publicidade

Não toleramos qualquer forma de violência ou desrespeito. Toda e qualquer denúncia envolvendo condutas incompatíveis com esses valores será tratada com o máximo de seriedade e rigor.

Diante das denúncias recebidas, informamos que o árbitro Hugo Agostinho Chaves da Paixão, está preventivamente suspenso de suas atividades enquanto os fatos são devidamente apurados. A Federação também comunicará a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a suspensão, para que esteja ciente e possa adotar as medidas cabíveis em âmbito nacional.

Seguiremos firmes no compromisso de proteger, acolher e promover as mulheres dentro e fora de campo.

Fonte: Redação Terra
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades de futebol?
Ativar notificações