STJD acata pedido do Athletico-PR e julgará Gabigol e Arrascaeta por lances violentos

No entendimento do clube paranaense, jogadores do Flamengo deveriam ter sido expulsos em duelo de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil

9 ago 2022 - 20h47
(atualizado às 20h47)

O Flamengo pode perder duas peças importantes para a sequência do Brasileirão e no duelo de volta das quartas de final da Copa do Brasil contra o Athletico-PR, na próxima semana. A Procuradoria do STJD anunciou nesta terça-feira que aceitou o pedido de reconsideração feito pelo clube paranaense e denunciou Gabriel Barbosa e Arrascaeta por infrações realizadas no confronto de ida, no Maracanã. O atacante responderá por agressão, enquanto o meia foi enquadrado por jogada violenta. O processo será julgado na véspera da partida de volta, terça-feira, dia 16 de agosto, às 10h.

O Athletico-PR apresentou provas de vídeos dos lances protagonizados pelos flamenguistas um dia após o jogo que terminou 0 a 0. Gabriel Barbosa desferiu um chute em Fernandinho de maneira proposital, enquanto Arrascaeta deu um carrinho violento por trás em Erick. O Procurador sorteado analisou o processo e concluiu pelo arquivamento.

Publicidade

Inconformado, o clube paranaense requereu que a decisão fosse reavaliada pelo Procurador-geral do STJD, Ronaldo Piacente, o que está previsto no artigo 74 do CBJD. No pedido de reconsideração, o reclamante destacou o afastamento dos árbitros de campo pela Comissão de Arbitragem da CBF e a liberação dos áudios da cabine do VAR.

A o Procurador Geral optou pela reabertura do caso e os flamenguistas acabaram denunciados nos artigos 254-A e 254 do CBJD, respectivamente. Gabigol pode pegar entre quatro e doze jogos de suspensão, enquanto Arrascaeta corre o risco de ser punido de uma a seis partidas.

Piacente afirmou que a avaliação do VAR "não impossibilita a punição do atleta que cometer infração disciplinar." O Procurador-geral destacou ainda que há previsão no parágrafo único do artigo 58-B e precedentes no STJD do Futebol que possibilitam a denúncia fundada em prova de vídeo e consequente necessidade de análise do mérito. Ele admitiu que o atacante atinge Fernandinho com um chute, desvinculado da disputa de jogo. Sobre o lance do uruguaio, definiu "atingiu com as travas da chuteira diretamente a panturrilha do adversário, que estava com a perna apoiada no gramado e, por pouco, não teve uma lesão grave."

O processo será julgado pela Segunda Comissão Disciplinar do STJD com transmissão ao vivo no site do STJD do Futebol.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se