Análise: ideias de Bustos e meio-campo não funcionam, e Santos perde chance de voltar à liderança

16 mai 2022 - 06h05

Por Marina Bufon

O Santos foi até o Estádio da Serrinha, em Goiânia, e perdeu para o Goiás por 1 a 0, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite de domingo. Além de frear uma ótima sequência de três vitórias seguidas, o clube ainda perdeu a chance de retomar a liderança da competição, estacionando nos dez pontos e caindo para a quinta posição.

Publicidade

Se o técnico Jair Ventura desenhou teoricamente uma partida contra seu ex-clube, na prática foi exatamente o que ele havia previsto. Depois de um início movimentado, o Esmeraldino conseguiu chegar ao gol em pênalti de Velázquez cometido em cima do experiente (e cheio de fôlego) Apodi. Elvis converteu.

Depois disso, os donos da casa se fecharam e o Peixe teve muita dificuldade para conseguir se infiltrar na defesa, conseguindo criar algo, de fato, apenas no final dos primeiros 45 minutos. O destaque negativo ficou com Angulo, que não se encontrou no meio-campo, fazendo uma péssima partida do começo ao fim, já que não foi substituído.

Isso precisa ser falado também: Fabián Bustos não fez boas escolhas nem na escalação inicial e nem nas substituições. O camisa 15 foi escalado atrás de Marcos Leonardo e nenhum dos dois funcionou bem, assim como Léo Baptistão, que pouco encostou na bola e ficou isolado.

O nome que mais apareceu foi o de Lucas Pires, já que as principais jogadas surgiram pela esquerda. Foi dele o chute mais perigoso do Santos no primeiro tempo, defendido por Tadeu.

Publicidade

Na segunda etapa, quando se esperavam algumas substituições, Bustos manteve os mesmos 11 em campo e o jogo continuou exatamente igual, com o Goiás melhor e com chances de ampliar a diferença, se não fosse em defesa de João Paulo. Assim como no primeiro tempo, o Santos ficou com a bola, mas nada conseguiu criar.

Se o Goiás venceu sua primeira partida em casa pelo Brasileirão, o Peixe seguiu sem vencer fora de seus domínios. Até agora, são duas derrotas e um empate fora de casa. Além do resultado, a atuação também ficou muito aquém, mesmo que durante a semana haja uma decisão na Sul-Americana - Bustos parecia "perdido" entre poupar, escalar, manter e jogar.

Na coletiva, o argentino afirmou que o resultado foi injusto, porque o Alvinegro criou, apesar de ter faltado efetividade. Não há como concordar, foi um jogo muito ruim do Santos, talvez o pior neste Brasileirão.

O torcedor, porém, pode enxergar uma luz no fim do túnel a partir de agora, já que, na sequência, são quatro jogos dentro da Vila Belmiro, pela Sul-Americana e pelo Brasileirão. Mas, claro, para almejar coisas maiores no torneio nacional, ganhar fora de casa seria um bom começo.

Publicidade
Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se