Após reunião, clubes emitem nota com 'princípios fundamentais' para a criação de liga de futebol no Brasil

Grupo terá comissão e consultores para abrir negociações com os membros da Libra

17 mai 2022 - 02h11

Após uma reunião no Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 26 clubes das Séries A e B que ainda não assinaram com a Libra (Liga do Futebol Brasileiro) emitiram uma nota oficial com os entendimentos do grupo para a criação de uma liga de futebol no Brasil. No comunicado, eles traçam quatro princípios fundamentais, entre eles que a "divisão das receitas coletivas deve se dar de forma objetiva", além de ter regras claras para evitar conflitos futuros.

Representantes dos clubes se reuniram no Rio de Janeiro e chegaram a um consenso (Foto: Luiza Sá/LANCE!)
Representantes dos clubes se reuniram no Rio de Janeiro e chegaram a um consenso (Foto: Luiza Sá/LANCE!)
Foto: Lance!

Os clubes ainda informaram que vão ser "representados por consultores especializados que deverão atuar para negociar as questões econômicas e comerciais com o interlocutor/representante do grupo de clubes que anunciou uma união sob o nome de Libra". Essas empresas vão seguir as orientações de uma comissão formada pelos presidentes de América-MG, Atlético-MG, Fluminense, Fortaleza, Internacional e a ANCF - Associação Nacional de Clubes de Futebol.

Publicidade

VEJA NA ÍNTEGRA O COMUNICADO DOS CLUBES:

Os clubes signatários se reuniram na manhã de hoje e reafirmaram seu compromisso em trabalhar na criação da liga de futebol profissional no Brasil, com o objetivo de transformá-la em uma das 3 maiores Ligas do mundo.

No entendimento destes clubes, 4 (quatro) princípios são fundamentais como pontos de partida da fundação da Liga:

1. A Liga deve ser formada pelos 40 (quarenta) clubes que compõem

atualmente as Séries A e B do Campeonato Brasileiro, permitindo a construção de um produto forte e que a comercialização coletiva maximize seu potencial econômico;

2. A divisão das receitas coletivas deve se dar de forma objetiva,

meritocrática e equilibrada, de forma que, respeitando as peculiaridades dos clubes, incentive os comportamentos corretos e não perenize discrepâncias decorrentes de contratos individuais negociados em contexto particular;

3. A Liga deve ser formada tendo o máximo de pontos definidos de forma clara e objetiva, a fim de evitar potenciais conflitos futuros que gerem perda de valor para o produto.

4. As normas de compliance devem existir desde a formação e devem ser claras, objetivas, rígidas e de padrão internacional.

Dito de forma simples, a Liga deve criar as condições para maximizar o tamanho da receita total e ser compartilhada de forma justa.

Os clubes signatários definiram que estarão representados por consultores especializados que deverão atuar para negociar as questões econômicas e comerciais com o interlocutor/representante do grupo de clubes que anunciou uma união sob o nome de LIBRA.

O objetivo dessa negociação entre os clubes é a criação da Liga com os 40 participantes das Séries A e B a partir de parâmetros técnicos e objetivos. As empresas nomeadas seguirão as orientações de uma comissão formada pelos Presidentes de América-MG, Atlético-MG, Fluminense, Fortaleza, Internacional e a ANCF - Associação Nacional de Clubes de Futebol.

América Futebol Clube

Associação Chapecoense de Futebol

Atlético Clube Goianiense

Avaí Futebol Clube

Brusque Futebol Clube

Ceará Sporting Club

Centro Sportivo Alagoano

Club Athletico Paranaense

Clube Atlético Mineiro

Clube de Regatas Brasil

Clube Náutico Capibaribe

Coritiba Foot Ball Club

Criciúma Esporte Clube

Cuiabá Esporte Clube

Esporte Clube Juventude

Fluminense Football Club

Fortaleza Esporte Clube

Goiás Esporte Clube

Grêmio Novorizontino

Londrina Esporte Clube

Operário Ferroviário Esporte Clube

Sampaio Côrrea Futebol Clube

Sport Club do Recife

Sport Club Internacional

Tombense Futebol Clube

Vila Nova Futebol Clube

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se