Nathan é o melhor, mas reforços estreiam mal e falta de entrosamento pesa em derrota do Fluminense

Abel Braga não acertou na tática para enfrentar o Bangu e sofreu a primeira derrota da temporada; Cristiano sentiu a partida e não foi bem

28 jan 2022 - 06h42

Depois de uma montagem de elenco que prometia surpresas, o Fluminense tropeçou na estreia do Campeonato Carioca e sofreu a primeira derrota do ano, por 1 a 0, para o Bangu, no Estádio Luso-Brasileiro. Com quatro estreantes em campo, o time não encontrou sintonia e sofreu o gol ainda no primeiro tempo em falha coletiva na defesa. Abel Braga, por sua vez, não acertou no esquema tático e deixou a desejar nas substituições, que também contaram com recém-chegados ao clube.

Fluminense perdeu para o Bangu na estreia do Cariocão (FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
Fluminense perdeu para o Bangu na estreia do Cariocão (FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
Foto: Lance!

Para a primeira rodada do estadual, Abel optou pelo esquema com três zagueiros. A estratégia, porém, não reforçou o sistema defensivo, que esteve desorganizado na maior parte do jogo. Mesmo com Felipe Melo, Nino e David Braz atrás, o Tricolor não conseguiu impedir o gol e algumas boas (mas poucas) finalizações do Bangu. Com apenas Fred e Willian na frente, o time encontrou dificuldades na criação, que só melhorou com a entrada de Luiz Henrique na segunda etapa.

Publicidade

Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW

Diferente do técnico, Felipe Melo começou agradando a torcida. Ainda nos primeiros lances do jogo, o zagueiro venceu duelos e foi aplaudido no Luso-Brasileiro. Porém, recebeu um cartão amarelo aos 20 minutos de jogo e falhou, junto com Nino, no gol do Bangu. Foi substituído no início do segundo tempo em uma tentativa de dar mais dinâmica e mudar o esquema tático. Mas a falta de entrosamento pesou ao longo dos 90 minutos.

Na lateral-esquerda, Cris Silva fez sua primeira atuação com a camisa do Flu. O jogador, que teve a contratação questionada por conta do valor de R$ 9 milhões, deixou a desejar na movimentação em campo e na troca de passes. Além disso, não contribuiu para o setor ofensivo, mesmo adiantado. Assim, permitiu o avanço do adversário pelo seu lado em mais de um lance, de forma que André cumpriu sua função em alguns momentos. O próprio Abel admitiu que o jogador sentiu a estreia.

No meio, Nathan foi na direção contrária do desempenho da equipe. O camisa 13 ajudou o setor ofensivo a construir jogadas, finalizou duas vezes e compôs uma boa dupla com Samuel Xavier pela direita, ao menos no início da partida. Mesmo com as dificuldades no ataque, auxiliou na transição ofensiva e encontrou espaços na área adversária. O jogador talvez tenha sido quem mais tentou. Acabou substituído por Martinelli no segundo tempo.

Publicidade

No ataque, Willian Bigode iniciou o jogo ao lado de Fred. O atacante chegou a arriscar uma finalização, mas não apareceu muito durante a partida. O mesmo pode ser dito de Pineida, que entrou no segundo tempo e apresentou dificuldade em jogar pela direita, função que não cumpre há anos, já que atuou pela esquerda no Barcelona de Guayaquil (EQU).

Apesar da falta de entrosamento do time, principalmente depois do gol, um reforço despertou curiosidade. Germán Cano entrou aos 33 minutos e aproveitou a primeira chance que teve. Levando perigo, o atacante foi derrubado, mas a arbitragem não deu o pênalti, marcando apenas uma falta fora da área no último lance da partida. De qualquer forma, foi a melhor chance de empate que o Tricolor na segunda etapa.

Sem muito tempo para entrosar a equipe, Abel Braga precisará reverter o desempenho apresentado para voltar à final do Carioca e avançar na Libertadores. Ainda que o calendário não seja um aliado, opções no banco não faltam para que o técnico possa encontrar o estilo de jogo deste elenco.

Sem pontos na Taça Guanabara, o Fluminense volta a entrar em campo no próximo domingo, quando enfrenta o Madureira às 18h, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Publicidade

*Estagiária sob supervisão de Luiza Sá

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se