Com provável G8 para Libertadores, Fluminense melhora chances de classificação; veja os cenários

Tricolor tem 23.1% de probabilidade de se classificar para torneio continental; estatística pode aumentar caso o time chegue aos 55 pontos

23 nov 2021 - 06h15
(atualizado às 06h15)

Após vencer o América-MG em casa, o Fluminense deu mais um passo em direção à classificação para a Libertadores da próxima temporada. Encostado no G6, o Tricolor tenta se garantir na competição nas últimas rodadas do Brasileiro. Com a possibilidade de G9 distante, o clube precisa figurar entre os oito primeiros para ter a chance de pleitear uma vaga.

Fluminense melhorou possibilidade de classificação após vitória em casa (FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
Fluminense melhorou possibilidade de classificação após vitória em casa (FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
Foto: Lance!

Até agora, o Flu acumula 48 pontos, a quatro jogos do sexto lugar. Pelo regulamento, os integrantes do G6 se classificam para a competição, com a possibilidade de ampliar o número de clubes. Contudo, a conquista da Sul-Americana pelo Athletico-PR dificultou a possibilidade de um G9. Como o time ocupa a 13ª colocação e não estaria classificado se não fosse pelo título, a sétima vaga só será aberta caso o time também ganhe a Copa do Brasil. O Atlético-MG, já classificado pelo Brasileiro, também abre uma janela.

Publicidade

Além da decisão na Copa do Brasil, a final brasileira da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo automaticamente aumenta o número de times nacionais no campeonato. Desta forma, a classificação deve acontecer para os primeiro oito clubes da competição nacional. No entanto, ainda há a possibilidade de G9, caso o Athletico-PR termine o Brasileiro entre os oito primeiros.

Em um cenário de G8, sétimo e oitavo colocados disputam a pré-Libertadores. Com a vitória no Maracanã, o Fluminense aumentou suas chances de chegar ao torneio na disputa pela última vaga. Se antes o Tricolor tinha pouco mais de 10% de possibilidade, a expectativa subiu para 23.1%. Caso chegue aos 55 pontos, a probabilidade cresce para 63%. Para isso, o Flu precisa conquistar no mínimo duas vitórias e um empate. Os dados são do Departamento de Matemática da UFMG.

Assim, o Tricolor pode encerrar o ano com seu principal objetivo conquistado. Depois de chegar às quartas de final da Libertadores, o clube quer voltar a frequentar a competição e retomar o caminho das vitórias continentais. Neste panorama, o duelo contra o Internacional na próxima rodada é de extrema relevância, uma vez que o gaúcho é adversário direto do Flu e também luta pela classificação para o campeonato.

Nesta quarta-feira, o Fluminense recebe o Internacional no Maracanã, às 21h30, em jogo válido pela 35ª rodada do Brasileiro. A partida será transmitida pelo Premiere e Tempo Real do LANCE!

Publicidade

*Estagiária sob a supervisão de Paulo Victor Reis

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se