Maracanã passa a consumir energia 100% renovável

Gestão do estádio prevê economia de 36% em 30 meses e ainda uma redução próxima a mil toneladas de CO₂

18 nov 2025 - 15h09
Maracanã, estádio de Flamengo e Fluminense –
Maracanã, estádio de Flamengo e Fluminense –
Foto: Divulgação / Portal Maracanã / Rafael Arantes / Jogada10

A gestão do Maracanã, sob comando de Flamengo e Fluminense, deu um grande passo para renovação do estádio. Em julho deste ano, o Maracanã passou a operar com energia contratada no Mercado Livre. A operação é pela Liven Energia, maior gestora de energia do estado do Rio de Janeiro. Além disso, é responsável por toda a consultoria técnica e acompanhamento do fornecimento energético do estádio.

Assim, o Maracanã passa a utilizar energia 100% renovável, com economia projetada de aproximadamente 36% entre julho de 2025 e dezembro de 2027. Junto a isso, haverá redução de aproximadamente mil toneladas de emissões de CO₂ no mesmo período. Para o diretor-presidente do estádio, Severiano Braga, a entrada no Mercado Livre de Energia consolida uma mudança de patamar na administração.

Publicidade
Maracanã, estádio de Flamengo e Fluminense –
Foto: Divulgação / Portal Maracanã / Rafael Arantes / Jogada10

"A entrada do Maracanã no Mercado Livre de Energia marca mais um passo na modernização da nossa gestão. Com essa iniciativa, unimos eficiência operacional, economia significativa e um compromisso real com a sustentabilidade", afirmou.

Além da economia financeira, a mudança garante ao Maracanã o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), reconhecendo o uso de energia de fontes limpas. A iniciativa, afinal, está alinhada às diretrizes de sustentabilidade ambiental da administração do estádio e segue uma tendência crescente entre grandes consumidores do setor público e privado.

Ao operar no Ambiente de Contratação Livre, o Maracanã passa a ter mais previsibilidade de custos e maior autonomia sobre o seu consumo de energia. O modelo, portanto, reforça a modernização da gestão do equipamento esportivo e coloca o estádio em sintonia com tendências globais de eficiência e descarbonização no setor.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações