Dorival analisa início de trabalho no Flamengo e elenca vantagens em ter 'dois times titulares'

Há dois meses no cargo, treinador explica opção por rodar o elenco e prega cautela na briga por títulos na temporada: 'Não temos nada ganho'

12 ago 2022 - 17h36
(atualizado às 21h14)
Dorival Júnior vive grande momento no Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Dorival Júnior vive grande momento no Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Foto: Lance!

Grande responsável pela virada de chave do Flamengo na temporada, Dorival Júnior completou dois meses no cargo nesta semana em grande estilo: com a classificação às semifinais da Libertadores. Em entrevista ao programa "FlaPress", da FlaTV+, o treinador analisou o início de trabalho e destacou os pontos necessários para manter o desempenho atual.

- É um início animador, mas nada ainda que nos deixe tranquilos. Temos que ter essa consciência. É um trabalho que vai depender de tudo que possa acontecer daqui para frente. Espero que mantenhamos da forma como estamos neste momento, continuemos o processo de evolução da equipe, os jogadores continuem acreditando naquilo que está sendo trabalhado e os resultados continuem aparecendo. Acho que isso seria fundamental para que mantivéssemos esse ímpeto no torcedor ainda vivo.

Publicidade

Dorival Júnior também explicou a opção por rodar o elenco e ter 'dois times titulares', um nas Copas e outro no Brasileirão. O técnico elencou as vantagens deste tipo de metodologia e destacou a união do grupo de jogadores rubro-negros.

- Você não sobrevive (no futebol) se não tiver objetivos claros e, principalmente, se os jogadores não acreditarem naquilo que você está propondo. Nós temos uma ideia e estamos tentando segui-la. Nós estamos trabalhando com duas equipes simultaneamente, mas dando a mesma atenção em todos os aspectos. Fazendo com que todos se sintam importantes e participantes do projeto.

Dorival em treino no Ninho do Urubu (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Foto: Lance!

- Não adianta definir uma equipe titular. Se em determinado momento tivermos a necessidade de uma definição, talvez nós tenhamos uma equipe. Mas, nesse instante, estamos com 22, 24 jogadores atuando diretamente, todos satisfeitos e motivados. Pode ser que, de repente, encontremos alguma dificuldade, mas se estivermos juntos da forma como estamos agora, não tenho dúvidas de que teremos um caminho muito bom pela frente.

Publicidade

Além de manter o grupo unido e motivado, a estratégia do rodízio tem um outro fator importante, segundo Dorival Júnior: a queda no número de lesões musculares.

- É lógico que você depende, e muito, de resultados. Nas últimas equipes, nós também propusemos isso e os jogadores aceitaram. Nós estamos há quase dois meses aqui e estamos há quase dois meses sem um lesão muscular. É um fato que passa desapercebido, mas é muito importante. Nós temos um calendário irracional. Não temos condições de jogar essa quantidade de jogos por ano.

O Flamengo volta a campo neste domingo, às 16h, para encarar o Athletico-PR, pelo Campeonato Brasileiro. Após vencer Atlético-GO e São Paulo nas últimas rodadas, o time alternativo deve receber mais uma chance com Dorival Júnior.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações