Danilo relembra entrevista antiga e cobra empatia após caso de racismo contra Vini

Defensor flamenguista se posicionou por meio das redes sociais

20 fev 2026 - 17h43
Danilo em ação pelo Flamengo
Danilo em ação pelo Flamengo
Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Danilo recuperou uma entrevista antiga para se posicionar após o caso de racismo sofrido por Vinícius Júnior, do Real Madrid. No trecho inicialmente publicado em março de 2023, o zagueiro pede que pessoas brancas tenham mais empatia em casos de racismo. 

“As pessoas brancas precisam escutar. Elas precisam ter empatia para reconhecer que pessoas sofrem”, diz o defensor na entrevista resgatada em seu Instagram. Ele reforçou a publicação com uma mensagem: “Vale sempre lembrar”. 

Publicidade
Danilo faz publicação nas redes sociais
Foto: Reprodução/Instagram

Coincidentemente, após a derrota do Flamengo para o Lanús na noite de quinta, 19, pelo jogo de ida da Recopa, Filipe Luís chamou o episódio de “caso isolado” e afirmou ter sido sempre bem tratado pelos argentinos.

“Sobre Vinicius Junior, sempre fui muito bem tratado, a Argentina me encanta. Sou muito feliz aqui, muito bem recebido. Só tenho boas palavras para a Argentina. Um caso isolado como esse não influencia em nada do que penso sobre esse país tão lindo”, disse em entrevista coletiva. 

Com a repercussão do caso, o técnico voltou a se pronunciar nesta sexta-feira, 20, e condenou o racismo de Gianluca Prestianni, do Benfica, contra Vini Jr.

“Ao longo da resposta, procurei abordar minhas experiências pessoais na Argentina. Em momento algum tive a intenção de relativizar ou minimizar qualquer atitude racista. Reconheço que minha fala, diante da extrema sensibilidade do tema, pode ter aberto margem para interpretações distintas. Por isso, considero fundamental reforçar publicamente minha posição, que sempre foi inegociável: o racismo é crime no Brasil e deveria ser tratado com o mesmo rigor em todos os países”, disse.

Publicidade

Durante a partida válida pelos playoffs do mata-mata da Liga dos Campeões da Europa, Prestianni foi acusado de chamar Vini de macaco. Ele negou as acusações. O brasileiro marcou o gol da vitória merengue na partida.

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações