Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Edu Dracena relembra final entre Santos e Barcelona no Mundial: 'Estavam longe do nosso futebol'

Ex-zagueiro revela bastidores da decisão do Mundial de Clubes de 2011, no qual o Santos foi goleado pelo Barcelona

26 mai 2022 15h04
Compartilhar

Mais de 10 anos depois da decisão do Mundial de Clubes entre Santos e Barcelona, o ex-zagueiro Edu Dracena relembrou aquela decisão. Em entrevista podcast 'Lavada', ele apontou alguns fatores de calendário acentuaram a diferença técnica entre as equipes. Na ocasião, o time paulista foi derrotado por 4 a 0.

Neymar em ação pelo Santos e Messi pelo Barcelona, na decisão do Mundial de Clubes de 2011 - Foto: Divulgação Santos FC
Neymar em ação pelo Santos e Messi pelo Barcelona, na decisão do Mundial de Clubes de 2011 - Foto: Divulgação Santos FC
Foto: Lance!

- Até o Guardiola no livro dele falou que foi o melhor jogo do Barcelona, o melhor momento, melhor time. Naquela época a Libertadores acaba no meio do ano, você passava seis meses lavando no banho-maria para disputar dois jogos - falou o ex-defensor.

Publicidade

Dracena ressalta que, mesmo com um calendário mais estruturado uma vitória diante daquele Barcelona ainda seria difícil.

- Quando começou o jogo foi impressionante, você não encontrava os caras, ficamos perdidos (...) Jogar contra esses caras foi um aprendizado muito grande, vi que eles estavam muito longe do nosso futebol - ressaltou.

Executivo de futebol do Santos, Edu Dracena fala sobre a falta de jogos entre os clubes brasileiros e os europeus.

Publicidade

- Deveríamos ter mais discussões sobre isso, jogar mais com times do futebol europeu, até para pegarmos o ritmo deles. Hoje é muito difícil um time sul-americano ser campão mundial - afirmou Dracena.

Depois se aposentar em 2019, Edu Dracena traçou como meta na carreira se tornar executivo de futebol. Após passagem pelo Palmeiras como assessor técnico, o ex-zagueiro chegou ao Santos em 2021, para ajudar ao clube a se livrar do rebaixamento, missão que foi peça fundamental.

Fique por dentro das principais notícias de Esportes
Ativar notificações