Yuri Alberto explica início no futebol, agradece recepção e fala sobre defender o Corinthians: 'Realizado'

Novo atacante do Timão falou sobre o período na Rússia, importância da Fiel e o sonho de jogar pela Seleção Brasileira

30 jun 2022 - 19h27
(atualizado às 19h27)

Novo centroavante do Corinthians, Yuri Alberto falou pela primeira vez como atleta do Timão. Em entrevista a Flavio Ortega, da comunicação do clube alvinegro, o atacante contou sobre suas origens, seu primeiro contato com o esporte, a experiência no futebol russo, além de exaltar a torcida corintiana e o sonho em defender a Seleção Brasileira.

Yuri Alberto no CT do Timão (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
Yuri Alberto no CT do Timão (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
Foto: Lance!

Yuri nasceu e foi criado no bairro da Vila Cristina, localizado em São José dos Campos. O atleta falou sobre a importância de suas origens e como ele ajuda as crianças da região a não desistirem de seus sonhos.

Publicidade

- Vim de um bairro simples que é a Vila Cristina. Sou grato a todos. Quando vou lá, me recepcionam bem, as crianças da rua ficam loucas. Isso é legal, que a gente passa uma imagem dentro de campo, que as pessoas podem se inspirar, e que não é impossível, porque a gente saiu de lá, então eles também podem - disse.

Fã do futebol do pai, ele revelou que iniciou a carreira como volante, e gradualmente passou a jogar mais avançado.

- Comecei como volante nas categorias de São José dos Campos, e as coisas foram acontecendo. Ainda nessa escolinha, com 12 anos pude fazer um teste no Santos. Passei, mas acabei não indo naquele ano, em 2012. Fui no ano seguinte. No ano que não fui, o Santos foi campeão, e me zoaram quando cheguei lá. Graças a Deus pude fazer uma boa base lá, sou grato a todos. Depois do Santos, fui ao Inter, fiz uma boa temporada, e vim do Zenit. Rússia, nova experiência, muito frio, mas todos me receberam bem lá - contou.

No Zenit, ele anotou seis gols e quatro assistência, sendo o artilheiro do clube na conquista do Campeonato Russo. Em um país com uma cultura tão diferente em relação ao Brasil, Yuri ressaltou a importância da presença dos brasileiros Malcom e Claudinho, que o ajudaram no dia a dia.

Publicidade

- Pude fazer uma boa temporada. Foram três meses, pude fazer gols, desde que cheguei, fui o cara com mais participações em gols. Ganhei o meu primeiro título. Agradecer pela passagem. Os dois (Malcom e Claudinho) me ajudaram bastante, quando você chega em um lugar onde ninguém fala a sua língua, ter os brasileiros para poder se enturmar é ainda melhor - comentou.

Antes de ser oficialmente anunciado no Timão, Yuri Alberto acompanhou nos camarotes da Neo Química Arena o empate sem gols com o Boca Juniors, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Ele enalteceu a diferença que a Fiel faz nos jogos do clube.

- Novidade para mim, estou muito feliz, agradecer pela oportunidade. Na Libertadores, pude presenciar o que é de verdade aquela torcida, aquele um jogador a mais que é importantíssimo para a gente. Foi uma festa muito linda, que seja uma passagem gloriosa aqui no Corinthians.

O atleta contou que a receptividade dos torcedores, funcionários e atletas do clube facilitará na adaptação.

- Foi muito bom, passa uma confiança enorme. Torcida que é apoia, estar até o final, é muito importante. Agradeço a recepção de todos os torcedores, atletas e funcionários do clube. Isso me deixa mais à vontade.

Publicidade

Com passagens por todas as categorias de base da Seleção Brasileira, ele segue com o sonho em defender o país, e se mostrou realizado por vestir o manto alvinegro.

- Sonho de toda criança, vestir um dia a Amarelinha. Pude vestir em todas categorias de base, agora só falta a principal. Estou muito feliz, me sinto realizado, perto da minha filha, e espero conquistar muitas coisas - concluiu.

O centroavante será apresentado à imprensa e torcida na próxima quinta-feira (7). O atleta só poderá atuar após o início da janela de transferências, no dia 18 de julho.

Com isso, uma possível estreia pode ser contra o Coritiba, no dia 20, diante da torcida corintiana na Neo Química Arena, pelo Brasileirão.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações