A Sul-Americana está na reta final da fase de grupos, período onde alguns dos classificados ao mata-mata já estão definidos. Tanto de maneira direta para as oitavas de final como para o playoff contra equipe proveniente da Libertadores.
A saber, dos 16 times que irão avançar pelas chaves da Sula, dez deles já estão determinados antes da última rodada. São eles: Cienciano, Fluminense, Grêmio, Godoy Cruz, Huracán, Lanús, Mushuc Runa, Once Caldas, Palestino e Universidad Católica de Quito. Além dos citados, o San Antonio Bulo Bulo tem seu terceiro lugar do Grupo H, na Libertadores, como situação definida.
Apesar de a matemática ainda permitir reviravolta, pode se dizer que o Atlético-MG está virtualmente na próxima fase da competição continental. Nesse sentido, para ficar de fora do mata-mata da Sul-Americana, a soma no saldo de gols de uma possível derrota do Galo, para o Cienciano, e de uma vitória do Caracas sobre o Iquique teria de ser de oito gols. Isso porque, com três pontos separando as equipes, o Atlético tem saldo de cinco gols enquanto os venezuelanos tem saldo -3.
Como trajetória destacada até então no torneio, o Mushuc Runa segue sendo a grande atração pelo feito surpreendente. Mesmo em grupo de clubes com mais rodagem continental como Cruzeiro e Palestino, o clube do Equador não apenas está garantido nas oitavas como também sustenta a melhor campanha geral.
Ranking das campanhas na primeira fase da Sul-Americana
Líderes
1° - Mushuc Runa - 13
2° - Once Caldas - 12
3° - Huracán - 11
4° - Universidad Católica de Quito - 11
5° - Godoy Cruz - 11
6° - Lanús - 11
7° - Cienciano - 9
8° - Independiente - 9
Segundos colocados
9° - Fluminense - 10
10° - Grêmio - 9
11° - Palestino - 9
12° - Atlético-MG - 8
13° - Guaraní - 8
14° - Corinthians - 8
15° - Melgar - 7
16° - Vitória - 6
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.