'Mano a Mano' terá presenças de Marta e craques do futebol feminino

Torneio promovido pela X3M e Dream Factory contará também com Cris e Debinha, e chama a atenção para a presença feminina no esporte e formato dinâmico de jogo

1 dez 2021 - 19h53
(atualizado às 20h57)

Em uma competição de rua que exige habilidade, raciocínio bem rápido e muita disposição, Marta, Cris e Debinha participarão da 7ª edição do Mano a Mano, projeto criado e produzido pela Dream Factory e a X3M, e que esse ano pretende chamar a atenção para a representatividade do futebol feminino, buscando mais igualdade e respeito no esporte. O 'Mano a Mano - Donas do Jogo' acontece no próximo domingo, das 8h às 14h, no Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói e reunirá outras 12 jovens talentosas atletas.

Marta estará presente no ‘Mano a Mano - Donas do Jogo’ em Niterói (Foto: Philip FONG / AFP)
Marta estará presente no ‘Mano a Mano - Donas do Jogo’ em Niterói (Foto: Philip FONG / AFP)
Foto: Lance!

O torneio, que lembra o lendário golzinho de rua, contará com três times, nomeados de 'Igualdade', 'Respeito' e 'Visibilidade' com quatro jogadoras cada (três titulares e uma reserva). As equipes jogarão entre si partidas de sete minutos de duração, e os dois melhores chegam à grande final, que terá dez minutos. Para Bernardo Fonseca, CEO da X3M, é preciso estimular o interesse público pela modalidade. E para isso, nada melhor do que contar com uma seleção de peso.

Publicidade

- Quanto mais a gente conseguir atrair atletas consagradas no cenário internacional, mais fácil será para popularizar o futebol feminino, que durante muito tempo não recebeu o devido tratamento que merecia - destacou.

O futebol feminino vem ganhando mais visibilidade, especialmente após a Copa do Mundo de 2019, e o Mano a Mano - Donas do Jogo - reforça esse empoderamento levando entretenimento com protagonismo feminino. Para Fernanda Cozac, Diretora de Marketing da Dream Factory, o principal objetivo da ação é contribuir para o fortalecimento do futebol feminino.

- É muito mais do que uma competição de futebol com grandes nomes. O evento tem como grande desafio fazer com que todos estejam ainda mais engajados na construção de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária para todas as mulheres, em todos os setores. Essa é a voz que queremos dar para essa edição - diz Cozac.

As atletas que participarão do desafio são: Marta (Seleção Brasileiro e Orlando Pride, dos Estados Unidos), Cris (Santos), Debinha (North Carolina Courage, dos Estados Unidos), Maria Luiza Schwaizer (Red Bull Bragantino), Vitoria de Jesus Santos Calhau (São Jose Futebol Clube), Maria Luiza (Fluminense), Vivian Cardoso dos Santos (Botafogo), Beatriz Santos (Fluminense), Byanca Brasil (Santos) e Bruninha (Santos).

Publicidade

O Mano a Mano é um evento criado pela Dream Factory e pela X3M, baseado na disputa entre atletas de alta performance, em um local inusitado montado especialmente para o projeto. A primeira edição, em 2013, trouxe Usain Bolt para uma prova de atletismo. O jamaicano retornou nas duas edições seguintes, em 2014 e 2015. Em 2016 e 2017, o desafio contou com o velocista norte-americano Justin Gatline, em 2018, a competição foi nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, com o duelo entre Isaquias Queiroz e o alemão Sebastian Brendel na canoagem.

Veja as escalações

FERAS DO RESPEITO

Cabeça de chave: Cris

Julia Bianchi

Maria Luiza Schwaizer

Vivian Cardoso Dos Santos

Publicidade

BRABAS DO EMPODERAMENTO

Cabeça de chave: Marta

Vitoria de Jesus Santos Calhau

Byanca Beatriz Alves de Araújo

Beatriz Pereira dos Santos

RAINHAS DA IGUALDADE

Cabeça de chave: Debinha

Maria Luiza Souza Nogueira

Publicidade

Bruna Santos Nhaia

Patrícia da Silva Sochor

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se