Brasil x Argentina: CBF aguarda decisão do TAS sobre recurso; clássico já foi remarcado

Brasileiros e argentinos têm recursos para tentar que o clássico não aconteça; jogo foi interrompido no ano passado pela Anvisa

30 jun 2022 - 21h36
(atualizado às 22h23)

A CBF aguarda uma decisão do TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) relativo ao clássico suspenso entre Brasil e Argentina, pelas Eliminatórias. A partida já foi remarcada pela Fifa para 22 de setembro, mas a Confederação Brasileira de Futebol espera que, caso realmente aconteça, seja no dia seguinte. A única certeza é que será novamente na Arena Corinthians, em São Paulo. Esse jogo será um dos últimos testes do time do técnico Tite antes da Copa do Mundo do Qatar a partir de novembro.

Jogo de Brasil e Argentina foi interrompido pela Anvisa ainda no ano passado (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Jogo de Brasil e Argentina foi interrompido pela Anvisa ainda no ano passado (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Foto: Lance!

- O jogo está marcado para o dia 23 de setembro. A CBF recorreu da decisão da Fifa, porque nós nada contribuímos para que não tivesse o jogo. A gente solicitou que ganhássemos os três pontos da partida e a Argentina fez o mesmo. Até aqui, o jogo está marcado para o dia 23 de setembro e a gente espera que seja um jogo normal, de duas seleções que estão muito habilitadas para a Copa do Mundo - afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, durante o evento de comemoração dos 20 anos do penta.

Publicidade

A decisão do julgamento acontece até o dia 15 de julho. O jogo foi disputado originalmente em 5 de setembro de 2021 e interrompido aos cinco minutos do primeiro tempo. Agentes da Anvisa invadiram o gramado do estádio do Corinthians para deter jogadores argentinos que haviam violado regras sanitárias do Brasil. Além dessa partida, a Seleção ainda aguarda a confirmação de um segundo amistoso.

- Hoje está confirmado, mas ainda não tem a data. A Fifa determinou para o dia 22, mas nós mandamos um ofício pedindo que fosse no dia 23. Vai ser em São Paulo. Segundo amistoso ainda não tem adversário e nem local definido, mas brevemente nós vamos definir - disse Juninho Paulista, coordenador da Seleção.

- Em relação à outra partida, ainda não temos resposta. Isso tem sido tratado diretamente com o Juninho, que é o coordenador técnico da Seleção Brasileira. A gente espera que possa ter o jogo com a Argentina no dia 23 e o segundo jogo no dia 27. O local ainda não está definido porque a CBF busca a melhor logística e as melhores condições de estádio para os atletas - comentou Ednaldo.

A Fifa informou a decisão da remarcação para a CBF e a AFA em abril. O resultado do jogo não terá impacto na tabela das Eliminatórias. O Brasil fez 45 pontos com a melhor campanha da história neste formato da classificatória e invicto. A Argentina ficou em segundo, com 39 pontos. As duas seleções terminaram de maneira invicta.

Publicidade

A Fifa aplicou punições aos envolvidos no "clássico da Anvisa". A CBF foi multada em 550 mil francos suíços (R$ 3,1 milhões na cotação atual) por causa de falhas na organização do jogo e invasão de campo.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se