Anders Pettersson será o chefe da Missão brasileira nos Jogos de Pequim

4 dez 2021 - 11h09
(atualizado às 11h09)

Faltando exatamente dois meses para a Cerimônia de Abertura dos próximos Jogos Olímpicos, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou que Anders Pettersson, presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), será o chefe da Missão Brasileira em Pequim 2022.

"O COB entende que os esportes de inverno, tanto de neve quanto de gelo, são muito específicos, de alta complexidade e não temos muitas pessoas no Brasil com a capacidade de exercer a função como o Anders. Indicamos por mérito e competência", disse Paulo Wanderley, presidente do COB.

Publicidade

Anders é carioca, filho de suecos que vieram para o Brasil ficar cinco anos e nunca mais saíram. Começou a praticar o esqui cross country há mais de 20 anos e, com o tempo, migrou para a gestão esportiva, entrando na CBDN para cuidar da modalidade.

"Eu recebi a indicação com muita honra, felicidade, satisfação e vontade de entregar os resultados esperados pelo COB. A prioridade é cuidar bem dos atletas, dar as condições para que eles desenvolvam suas atividades com segurança, priorizando sempre a saúde. Dentro disso, evoluir nos resultados esportivos nos Jogos que começam daqui a dois meses", disse Anders.

Chama acesa na cerimônia realizada no Estádio Panathinaiko.

"Espero quebrar o recorde do Brasil em termos de número de largadas e evoluir nos desempenhos pessoais e de pontos nas modalidades que vamos competir. Teremos uma inédita participação de duas atletas de esqui cross country que possibilitam a primeira participação em uma prova por equipes na neve, o team sprint. Para isso, tivemos que ficar entre os 30 melhores países do mundo na modalidade", completou.

Publicidade

Os Jogos acontecem de 4 a 20 de fevereiro e a Cerimônia de Abertura será realizada no Estádio Nacional de Pequim, o Ninho de Pássaro. O Brasil já tem quatro vagas garantidas no evento: três no esqui cross country e uma no esqui alpino masculino. Os representantes do Brasil serão definidos no dia 17 de janeiro, após o fechamento do ranking da FIS.

Jaqueline Mourão, que pode chegar a sua 8ª participação olímpica entre Verão e Inverno, Bruna Moura, Eduarda Ribera e Mirlene Picin disputam as vagas no feminino, enquanto Manex Silva e Steve Hiestand são os principais nomes entre os homens. Na neve, o Brasil também busca classificação no esqui freestyle com Sabrina Cass e os irmãos Dominic e Sebastian Bowler, e no snowboard com Augustinho Teixeira e Noah Bethonico.

Nas modalidades de gelo, as principais chances de classificação são com a equipe de bobsled: Marina Tuono, do monobob, e Nicole Silveira, do skeleton.

Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se