Parceria no Botafogo? Veja jogadores sem espaço no Lyon, novo clube de John Textor

Intercâmbios entre atletas de clubes parceiros são comuns e podem ser alternativa com novo 'co-irmão' do Botafogo; Henrique, Thiago Mendes e Tetê são os brasileiros

21 jun 2022 - 09h35
(atualizado às 09h35)

'Intercâmbios' e transferências entre clubes parceiros são rotina para os times que pertencem a John Textor. Uma nova instituição chegou para somar nessa "rede mundial de talentos", o Lyon, clube adquirido pelo norte-americano na última segunda-feira. O Botafogo, claro, também pode entrar no circuito em um futuro próximo.

Henrique, Thiago Mendes e Kadewere (Montagem Lance!
Fotos: Divulgação / Lyon)
Henrique, Thiago Mendes e Kadewere (Montagem Lance! Fotos: Divulgação / Lyon)
Foto: Lance!

Além do Alvinegro, Crystal Palace, da Premier League, RWD Molenbeek, da segunda divisão da Bélgica, e FC Florida, time de base dos Estados Unidos, também pertencem a John Textor.

Publicidade

O Botafogo, mesmo em pouco tempo no "circuito Textor", já recebeu jogadores de clubes 'co-irmãos'. Dylan Talero veio após se destacar no FC Florida, mesmo clube que Niko Hämäläinen passou no começo da carreira. O boliviano Sebastian Joffre, que inicialmente veio para o time profissional mas desceu ao sub-23, veio do Crystal Palace. Darius Lewis foi outro que passou pelo processo e está no Alvinegro.

O Lyon, portanto, não deve fugir dessas "transações internas". Seja para o time profissional ou na base, é improvável pensar que um jogador dos Gones não passará pelo radar do Botafogo na próxima janela de transferências.

O clube teve desempenho decepcionante em 2021-22. Oitavo colocado no Campeonato Francês e eliminado nas quartas de final da Liga Europa, o Lyon não vai disputar competições europeias na próxima temporada. O técnico Peter Bosz, apesar disso, recebeu um voto de confiança, mas deve promover mudanças no elenco - Alexandre Lacazette, ex-Arsenal, já foi anunciado.

Existe um mundo que algum atleta do Lyon chegue ao time principal do Botafogo? Apenas o futuro pode dizer. Os brasileiros do Gones são Tetê, Thiago Mendes e Henrique. O LANCE! mostra os jogadores da equipe que não tiveram e/ou podem perder espaço. Vale ressaltar que não há negociação, por enquanto, por nenhum dos jogadores citados.

Publicidade

Thiago Mendes (Volante, 30 anos): apesar de ter renovado o contrato até 2025 recentemente, tem o nome ligado a transferências de forma intensa - inclusive com o Flamengo. É um homem de confiança de Peter Bosz, mas o meio-campo é a posição mais disputada do Lyon.

Henrique (Lateral-esquerdo, 28 anos): cria do Vasco, o lateral-esquerdo não é a primeira opção de Bosz e foi reserva de Emerson Palmieri durante a temporada. O titular, contudo, vai retornar ao Chelsea-ING após empréstimo. O Botafogo, por sua vez, acabou de contratar Fernando Marçal para o setor.

Tino Kadewere (Atacante, 26 anos): primeira opção gringa, Kadewere é um atacante que atua pelos lados. Nascido em Zimbabue, o jogador de 26 anos teve 20 jogos na última temporada - a maior parte deles como reserva - e marcou um gol. Tem a velocidade como destaque.

Habib Keïta (Volante, 20 anos): criado nas bases do Lyon, o malinês é visto como uma promessa mas não tem espaço pela fartura de opções na posição. Seja como opção ao profissional ou base, o atleta entrou em campo apenas seis vezes na última temporada.

Publicidade

Ousseynou Ndiaye (Meia, 23 anos): o senegalês passou a temporada emprestado no Bourg-en-Bresse e deve ter o mesmo destino em um futuro próximo. É meia ofensivo e busca espaço para se desenvolver.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações