NBA aprova venda de clube histórico

Após aprovação do Conselho de Governadores, franquia terá novo acionista majoritário; família manterá participação e atual presidente seguirá no cargo

30 out 2025 - 15h54
(atualizado às 15h54)
Lebron James na vitória do Los Angeles Lakers
Lebron James na vitória do Los Angeles Lakers
Foto: Esporte News Mundo

O Conselho de Governadores da NBA aprovou por unanimidade a venda da participação majoritária do Los Angeles Lakers para o empresário Mark Walter, em decisão oficializada nesta quinta-feira (30).

O negócio, avaliado em US$10 bilhões (aproximadamente R$55 bilhões), é considerado a maior transação da história do esporte mundial.

Publicidade

A família Buss, que controla a franquia desde 1979, quando o Dr. Jerry Buss adquiriu o time, manterá uma participação minoritária.

A atual presidente, Jeanie Buss, continuará como governadora dos Lakers por pelo menos cinco anos, segundo comunicado divulgado pela NBA.

Em declaração oficial, o comissário da liga, Adam Silver, destacou a longa relação de Walter com o basquete profissional norte-americano: "Mark Walter tem uma longa associação com nossas ligas, tendo atuado como proprietário minoritário dos Lakers e como principal dono do Los Angeles Sparks há mais de uma década. Tenho plena confiança de que ele será um gestor comprometido e uma adição valiosa à NBA, dado seu histórico de sucesso nos negócios e no esporte."

Silver também agradeceu à família Buss pela contribuição de mais de quatro décadas à liga: "Quero parabenizar Jeanie Buss e toda a família Buss por 46 anos de liderança e serviço transformador. Embora esta transação marque uma nova era, fico feliz que Jeanie permaneça como governadora e membro ativo da nossa comunidade."

Publicidade

A negociação entre a família Buss e Walter foi confirmada em julho, após meses de tratativas. Na ocasião, Jeanie Buss declarou que a decisão foi tomada com base na confiança no novo controlador: "Com o tempo, conheci Mark muito bem e vi que ele compartilha dos mesmos valores. Ele tem sido um parceiro exemplar e está comprometido em continuar o legado extraordinário dos Lakers."

Walter, por sua vez, elogiou o histórico da família: "Admiro o que Jerry, Jeanie e toda a família Buss construíram. Sei o quanto esta organização significa para os torcedores de Los Angeles e estou empolgado para trabalhar com Jeanie e manter o status de elite dos Lakers."

CEO de uma holding que possui participações em diversas equipes e ligas, como o Los Angeles Dodgers (MLB), o Los Angeles Sparks (WNBA), a Billie Jean Cup e a Liga Profissional de Hóquei Feminino, Mark Walter também tem envolvimento com o projeto da Cadillac na Fórmula 1.

Desde que a família Buss assumiu o controle em 1979, os Lakers conquistaram 11 títulos da NBA, consolidando-se como uma das franquias mais vitoriosas e emblemáticas do basquete mundial. Com a venda aprovada, a transação deve ser concluída oficialmente nos próximos dias, inaugurando uma nova era para o time de Los Angeles.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se